Novo chairman da FCC quer reverter regras de privacidade para ISPs

A agência reguladora norte-americana Federal Communications Commission (FCC) confirmou nesta sexta, 24, a intenção de derrubar a decisão da administração passada (do ex-chairman Tom Wheeler) de impor regras de privacidade dos dados dos usuários para provedores de Internet (ISPs). Em comunicado, o diretor de relações com a imprensa, Mark Wigfield defende que atual chairman Ajit Pai acredita que "todos os atores no espaço online deveriam estar sujeitos às mesmas regras, e o governo federal não deveria favorecer um grupo de companhias em detrimento a outros".

Wigfield diz que o chairman quer o retorno de uma agenda regulatória de privacidade "neutra tecnologicamente", harmonizando as regras da FCC para provedores de banda larga com os padrões da agência reguladora de competição, a Federal Trade Commission (FTC). "Infelizmente, uma das regras de privacidade da administração anterior, marcada para tomar efeito no dia 2 de março, não está consistente com os padrões de privacidade da FTC", diz. "Assim, o chairman Pai procura agir para retirar essa regra antes que ela seja efetivada", convocando outros conselheiros a votar para que todo o conselho decida.

As regras sugeridas por Tom Wheeler em outubro diziam que ISPs estavam em posição única de poder coletar e monetizar dados de usuários. Portanto, a ideia era que os provedores requisitassem o consentimento (opt-in) do fornecimento de dados, sugerindo inclusive que isso poderia se reverter em descontos para planos dos clientes. Na época, Ajit Pai reclamou com o discurso de "mesmo jogo, mesmas regras", mas sugeriu que a FTC é quem deveria mudar as regras com os provedores de conteúdo (como Google ou Facebook) para torna-las simétricas com as dos ISPs. 

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!