FCC sugere colocar 5G como prioridade para os EUA

 

O chairman da Federal Communications Commission (FCC), Tom Wheeler, acredita que a quinta geração de redes móveis (5G) deve ser "prioridade nacional" para o governo dos Estados Unidos como foi a primeira viagem à Lua foi nos anos 60 com o governo do então presidente John F. Kennedy. Para tanto, revelou durante conferência para entidade de jornalistas nesta segunda, 20, que entregará nesta semana uma proposta à FCC de liberação de uma grande porção de espectro para permitir a inovação na 5G.

Trata-se de uma abordagem de ecossistema aberto no projeto "Fronteiras Espectrais", que será entregue aos demais conselheiros da Comissão nesta quinta-feira, 23, resultando em uma votação já no dia 14 de julho. "Se os EUA vão continuar a ser líder mundial em rede móvel, precisamos acelerar a implantação da 5G aqui, em nossas praias", disse. "E isso é importante demais porque significa que empresas americanas serão as primeiras a passar pelo portão."

Notícias relacionadas

O foco da 5G seria nas faixas mais altas, onde há "grandes porções de espectro para velocidades de dados super-rápidas com baixa latência, e agora estão ficando disponíveis por causa de avanços tecnológicos em computação e antenas".  Isso seria possível com a liberação de cerca de 200 MHz de espectro licenciado para a banda larga móvel, além de um plano de disponibilizar 14 GHz de banda não licenciada.

Estratégia

Tom Wheeler critica a abordagem da Comissão Europeia, que no começo do ano anunciou um programa de 700 milhões de euros em incentivo para pesquisas em 5G. "Achamos que é o caminho errado a tomar, tem que deixar o espectro disponível e ficar fora do caminho para a tecnologia", declara.

Wheeler quer que as velocidades da conexão sejam equivalentes às da fibra, o que significa de dez a cem vezes mais velozes do que hoje.  Mas lembra que, para chegar a grandes velocidades assim, será necessário proporcionar backbones e backhauls robustos – seja com fibra ou com redes wireless de alta capacidade, como a proposta da Verizon de uso de ondas milimétricas para backhaul.

Diz ainda que o compartilhamento de espectro (RAN Sharing) é essencial, inclusive entre serviços de satélite, de governo e a operação móvel pessoal. "Isso significa que compartilhamento será necessário entre tecnologias satelitais e terrestres, um problema que é especialmente relevante para a banda de 28 GHz". Wheeler diz propôr um equilíbrio para oferecer flexibilidade para esses serviços coexistirem na mesma faixa, mas não explicou ainda exatamente como fazer isso.

O próprio chairman da Comissão diz que pretende repetir a abordagem do governo norte-americano com a 4G. Segundo ele, os EUA seriam líderes na quarta geração com uma fórmula de "liderar o mundo em disponibilidade de espectro, encorajar e proteger a competição guiada por inovação e não atrapalhar o desenvolvimento tecnológico". É importante ressaltar que a faixa mais usada para 4G nos Estados Unidos é a de 700 MHz, embora a mais popular no mundo seja a de 1,8 GHz, presente em 104 países e 226 operadoras, representando 45% de todas as redes LTE no mundo, de acordo com dados de abril da Associação Global de Fornecedores Móveis (GSA).

Aplicações

O chairman cita como aplicações futuras a Internet das Coisas (IoT), a realidade virtual (VR) e a telemedicina, que exigem latência mínima. Exemplificou ainda a necessidade de redes robustas para carros conectados e autônomos e smart grids, que usarão grande quantidade de processamento na nuvem.  Ainda assim, reconhece que a própria futura geração de rede móvel ainda não está padronizada, dizendo que "se qualquer um diz que sabe os detalhes do que a 5G vai possibilitar, dê as costas". Considera, por final, que a segurança é fundamental para essas redes futuras, e que é importante abordar esse tema diretamente nesta fase de planejamento da tecnologia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!