TIM adota backhaul com satélites de média órbita

banda ka, banda larga via satélite, espaço, dados via satélite

A TIM está utilizando a constelação de satélites de média órbita da O3B para o backhaul de sua rede 4G em Fernando de Noronha. É o primeiro local a contar com essa tecnologia na rede da operadora. Até então, sua rede 2G e 3G na ilha usava uma conexão com um satélite geoestacionário, localizado a 36 mil Km de distância, o que gerava um atraso de 600 milissegundos e uma velocidade de transmsisão de dados de apenas 100 Kbps. Os satélites de órbita média estão mais próximos da Terra, a 8 mil Km de distância, o que reduz o atraso para 150 milissegundos. Combinando frequências de 700 Mhz, 1.800 MHz e 2.600 MHz em Fernando de Noronha, a TIM conseguiu atingir velocidades de até 30 Mbps no 4G. Para demonstrar a qualidade da rede, a empresa realizou uma videochamada entre seu CEO em São Paulo e um diretor de vendas na ilha, durante almoço de fim de ano com a imprensa nesta quinta-feira, 8.

Os satélites de órbita média não ficam parados em relação à Terra. Eles estão em constante movimento. Para acompanhar sua trajetória, a TIM instalou duas antenas em Fernando de Noronha conectadas aos seus dois sites 4G na ilha. Quando um satélite some no horizonte, uma segunda antena apontada para o outro lado começa a acompanhar um novo satélite que surge, evitando assim a perda de conexão. A TIM já havia feito um teste com a O3B em Tefé, no Amazonas.

O CTO da operadora, Leonardo Capdeville, explica que a solução satelital para backhaul só é utilizada quando não há nenhuma outra opção, porque seu custo chega a ser mais de dez vezes superior ao de um backhaul terrestre. Não está definido se a TIM vai adotar a O3B para o backhaul em outras cidades onde hoje utiliza satélites geoestacionários. Isso vai depender da negociação comercial com a O3B, disse Capdeville.

Notícias relacionadas

1 COMENTÁRIO

  1. Creio que o investimento no link de satélite de média órbita se justifica; afinal de contas, Fernando de Noronha é uma ilha turística que recebe muitos turistas anualmente, sem contar os moradores locais que, em se percebendo uma "boa" qualidade na internet móvel, podem fazer da TIM uma operadora forte no local.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!