Abinee volta a defender bloqueio e quer que alteração de IMEI vire crime

A Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica voltou a defender o bloqueio de celulares irregulares ao rebater a justificativa que a ação proposta pela Anatel poderia empurrar os consumidores para o mercado de telefones roubados. De acordo com a entidade em posicionamento, essas afirmações "não condizem com a verdade e são contraproducentes para as discussões realizadas por mais de cinco anos envolvendo indústria, operadoras e órgão regulador".

Propõe ainda que se ampliem as discussões para tornar crime a adulteração do IMEI – prática que pode ser realizada de forma relativamente fácil por meio de aplicativos ou ao efetuar o "root" do aparelho (isto é, instalar um firmware aberto por cima do original de fábrica). Na Internet, usuários citam como motivação o direito à privacidade e ao não rastreamento.

A Associação afirma que o combate à adulteração e à clonagem de IMEIs independe da ação direta de fabricantes, teles e Anatel, uma vez que "não existe motivo para o consumidor, que compra seu telefone de forma regular, clonar ou adulterar o IMEI do seu aparelho". Alega que isso "tem quase sempre motivação criminosa" e defende que se deve alterar a legislação para torna-la crime. A Proposta de Lei nº 990/2015, de autoria do deputado Rômulo Gouveia (PSD-PB), teria o apoio de fabricantes, operadoras e órgãos governamentais e vem sido discutida no Congresso.

Notícias relacionadas

Diferenças

Na avaliação da Abinee, os celulares irregulares representam "um problema global" e devem ser combatidos por questão de conformidade, segurança do sistema, do consumidor e da sociedade. Ela cita estimativa das próprias operadoras de que um milhão de novos terminais irregulares se conectam às redes mensalmente, e que esses têm "qualidade duvidosa", não pagam impostos e "só beneficiam organizações criminosas". A entidade lembra que a legislação determina que as operadoras são responsáveis por impedir a habilitação e a conexão desses aparelhos em suas redes, e que devem também "impedir o uso incorreto e alteração de características técnicas do produto, que possibilitem sua operação de forma irregular".

A associação esclarece também que a iniciativa não deve ser confundida com bloqueio de celulares roubados, embora sejam atividades complementares por se basearem no impedimento do IMEI. No Brasil, o bloqueio dos aparelhos furtados é feito por meio do Cadastro de Estações Móveis Impedidas (CEMI), enquanto o bloqueio dos irregulares será feito com base no Sistema Integrado de Gestão de Aparelhos (SIGA).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!