SpaceRISE será responsável por novo sistema de satélites da Europa

SpaceRISE. Foto: SES

O consórcio SpaceRISE, liderado pela Eutelsat, Hispasat e SES, fechou um contrato com a Comissão Europeia para a construção e operação do sistema de comunicação por satélites IRIS², que prevê uma combinação de 290 satélites de órbita baixa e média. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a soberania digital na União Europeia.

O projeto é uma parceria público-privada (PPP) e será financiado por recursos da UE, da Agência Espacial Europeia e dos próprios operadores de satélite. A previsão é que esteja totalmente operacional no início dos anos 2030. A fase final do processo de aquisição, com a assinatura do contrato, deve acontecer no final do ano.

Pretende-se que o IRIS² aumente a capacidade de responder a crises, proteja infraestruturas essenciais, expanda o acesso à conectividade de alta qualidade para todos os Estados Membros e estabeleça uma infraestrutura de comunicações autônoma e segura no bloco.

Notícias relacionadas

O sistema ainda combinará diferentes tipos de órbitas para oferecer uma cobertura ampla e flexível e tem o objetivo de garantir comunicações em tempo real, com baixa latência, essenciais para diversas aplicações. Além disso, deve proteger as comunicações contra ameaças cibernéticas.

"Esta concessão é um emocionante primeiro passo de um projeto que definirá o futuro das comunicações via satélite na Europa", opinou o diretor executivo da Hispasat, Miguel Ángel Panduro.

"Temos orgulho de apoiar a UE neste projeto ao lado dos parceiros do consórcio para fornecer um sistema de comunicação resiliente e preparado para o futuro que atenda às necessidades críticas de conectividade da Europa", declarou a diretora executiva da Eutelsat, Eva Berneke.

Para o diretor executivo da SES, Adel Al-Saleh, trata-se de "uma rede espacial à prova de futuro, que servirá como a pedra angular das estratégias espaciais e de defesa da Europa nos próximos anos". 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!