Logo nas primeiras horas após proclamado o resultado das eleições presidenciais de 2022, que consagrou Lula o novo presidente da República, as entidades setoriais publicaram suas manifestações sobre expectativas do novo governo que começa em 2023.
A Conexis Brasil Digital, entidade que reúne das grandes operadoras de telecomunicações do Brasil, parabenizou o presidente eleito e disse que o novo governo terá grandes desafios pela frente, especialmente na área econômica e social.
"Finalizada a eleição presidencial, o setor de telecomunicações parabeniza o candidato eleito e reforça a importância da conectividade para acelerar o crescimento econômico, aumentar a competitividade da economia brasileira e promover a inclusão social. Nesse momento de um novo mandato, o setor aponta a importância de ações que incentivem os investimentos das empresas e ajudem a ampliar o acesso da população aos serviços de telecom", disse Marcos Ferrari, presidente executivo da entidade.
A Conexis lembra que as propostas para um Brasil + Digital, apresentadas pelo setor às campanhas, incluem, entre outros pontos, a criação de um programa para conectar famílias de baixa renda à internet via isenção tributária e subsídio direto à população; a necessidade de uma tributação mais justa; a isenção de PIS/COFINS de toda cadeia de infraestrutura e serviços do 5G e a simplificação regulatória e isonomia frente ao novo equilíbrio do ecossistema digital com o incentivo à autorregulação do setor.
"Também achamos importante a criação de uma Secretaria Especial de Transformação Digital, vinculada à Presidência da República, para trabalhar na implantação de um ecossistema competitivo e justo para a criação e promoção de novas tecnologias", finaliza Ferrari no comunicado.