MCTIC volta a prometer decreto regulamentando direito de passagem e silêncio positivo

Júlio Semeghini, secretário executivo do MCTIC

O secretário executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Julio Semeghini, disse nesta quinta-feira, 31, que o ministério está prestes a publicar um Decreto que regulamentará quatro pontos tidos como importantes para o setor de telecomunicações: o direito de passagem, obras de interesse público, o silêncio positivo e o compartilhamento das linhas de transmissão das geradoras de energia elétrica.

Ele participou deuma audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Câmara dos

Notícias relacionadas
Deputados que debateu o PL 8.518/2017, do deputado Vitor Lippi (PSDB-SP)e o seu  apensado, o PL 4.566/2019, de autoria do deputado João Maia (PL-RN),que propõem alterações na Lei 13.116/2015 (Lei Geral das Antenas) paraincluir a aprovação tácita (silêncio positivo) de instalação de antenas nasáreas urbanas.

Semeghini lembrou que a Lei 13.116/2015 (Lei Geral das Antenas) diz no seu art. 10 que infraestrutura de telecomunicações de pequeno porte não precisa de expedição de licença. Por isso, o Decreto também trará uma regulamentação sobre o que é ERB. "O nosso decreto vem para atualizar a definição do conceito de ERB e dos seus tipos, tamanhos etc. Ele vem padronizar o tipo das novas instalações. Acho que uma mini ERB não precisa de licença mais, por exemplo", disse.

O secretarioexecutivo do MCTIC disse também que a proposta apresentada nos projetos éimportante porque traz elementos que ampliam o acesso dos cidadãos aos serviçosde telecomunicações, e que nem todas as prefeituras possuem a mesma estruturapara responder a uma demanda de uma empresa que requer a instalação de umaantena. "Quando se tem uma prefeitura ágil, conseguimos ter o prazo de 60 a 90dias atendido. Mas alguns municípios enxergam uma antena como uma edificação eisso faz com que a instalação demore, pois outros regulamentos municipaisentram em cena. Isso exige que as prefeituras avancem no conceito de antena.Temos antenas bem menores que as de antigamente", pontuou.

O deputado VitorLippi, autor do projeto principal, disse que possivelmente um substitutivo seráapresentado para a CDU, pois a audiência trouxe elementos novos, como o prazode 90 dias, ao invés de 60.Este noticiário conversou com duas operadores com podersignificativo de mercado e ambas apontaram que a proposta colocada nos projetosda licença precária não é ruim, pois dificilmente uma operadora fará algo forados padrões do requerimento e sem respeitar as legislações técnicas do município.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!