WebOS perto do fim

O WebOS, sistema operacional móvel criado pela Palm, que hoje pertence à HP, deve ter sua morte definitivamente decretada ainda este ano. Desde que a HP decidiu sair do mercado de smartphones e tablets, o mercado se pergunta qual seria o destino do WebOS, considerado por analistas um sistema operacional bastante amigável e com chance de sucesso se recebesse apoio de algum grande fabricante. Uma das alternativas seria a venda da plataforma para alguma empresa da indústria móvel. Houve rumores sobre o possível interesse da Amazon e da ZTE, mas nenhuma proposta concreta foi feita. Diante da falta de interessados, a HP estaria decidida a enterrar de vez o WebOS nas próximas semanas, segundo reportagem do jornal inglês The Guardian, o que deverá provocar a demissão de aproximadamente 500 pessoas na empresa.

Notícias relacionadas
Análise

Conquistar o sucesso com um sistema operacional não é tarefa fácil. Não basta que ele seja amigável e com interface atraente. O sistema operacional precisa receber o apoio de fabricantes relevantes e atrair o interesse da comunidade de desenvolvedores para que tenha farto conteúdo de qualidade à disposição dos consumidores. A falta de qualquer um desses fatores é suficiente para frear o desempenho de uma plataforma móvel.

Ao que tudo indica, a briga será entre três plataformas: iOS, Android e Windows Phone. As demais terão um desempenho de nicho, sustentadas por um ou outro grande fabricante, como a BlackBerry BBX, da RIM, e a Bada, da Samsung. As razões para manter tais sistemas variam. No caso da RIM a BlackBerry é uma escolha estratégica para não depender de terceiros e tentar se diferenciar. Já para a Samsung, a Bada cumpre a função de ser um "plano B", caso algo dê errado com Android ou Windows Phone.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!