HP Enterprise Services foca em aplicativos no Brasil

A HP Enterprise Services decidiu mudar a estratégia no mercado brasileiro e contratou Tereza Kitty Vale como diretora de Applications para alavancar os negócios da companhia nos segmentos de aplicações e outsourcing. A executiva, que trabalhava como diretora de Application Managment Services na IBM, tem mais de 15 anos de experiência no setor.

Notícias relacionadas
O setor de mobilidade, por sua vez, terá papel chave na nova estratégia da HP no País. Para se ter uma ideia, o gerente mundial de serviços de aplicações e responsável pela área de mobilidade da HP Enterprise Services, Darren McGrath, esteve no Brasil há duas semanas para se reunir com clientes e parceiros e reforçar as novas diretrizes de atuação da empresa.

Segundo dados da IDC, o total de aplicativos móveis desenvolvidos ao final de 2011 deve alcançar um total de 1,3 milhão. “Desse universo, apenas 3% são corporativos. Mas veremos um aumento dessa participação nos próximos dez anos”, afirma o presidente da IDC Brasil, Mauro Peres.

Na opinião de McGrath, a tendência de “consumerização de TI” – na qual os consumidores, agora mais familiarizados com tecnologia, redes sociais e serviços baseados em nuvem nas suas vidas pessoais, passam a exigir as mesmas facilidades em seus ambientes profissionais e de relacionamento com marcas e serviços – e isso deve impulsionar a adoção de aplicativos móveis não apenas dentro das corporações, mas também no relacionamento com seus clientes. “Em termos mundiais, vemos essa adoção mais rapidamente em companhias que vendem produtos ou prestam serviços diretamente para o cliente final (B2C), porque enxergam uma outra forma de aumentar suas receitas com a proximidade com o cliente”, avalia.

O presidente da IDC Brasil, Mauro Peres, concorda e lembra que automação de força de vendas já acontece há anos no mercado corporativo. “Uma coisa é usar mobilidade internamente; outra, é chegar com mobilidade ao cliente e parceiros para fazer negócios. O que está abrindo janelas de oportunidade para novas receitas é colocar a cara da empresa para relacionamento com o cliente e parceiros através da mobilidade”, ressalva Peres.

Passos

Para se lançar no mundo da mobilidade, as empresas necessitam seguir alguns passos, segundo recomendação de McGrath. “É preciso reavaliar as políticas de implementação, de privacidade e de clientes; fazer um levantamento da infraestrutura colaborativa e do suporte da à mobilidade já disponíveis para depois traçar uma estratégia de desenvolvimento de aplicativos”.

De acordo com o executivo, a HP Enterprise Services oferece desde workshops de consultoria, planejamentos estratégico, desenvolvimento de aplicativos ao gerenciamento de dispositivos móveis.

A divisão conta com uma equipe de 780 desenvolvedores de aplicativos móveis em todo o mundo, com expertise na criação de apps dos principais sistemas operacionais, além de outros 50 mil desenvolvedores aptos a fazer a integração desses aplicativos com os sistemas internos das empresas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!