Fontes próximas à Anatel que avaliam de perto o desempenho da Embratel sustentam que os principais problemas da empresa derivam dos seus pesados custos resultantes de equívocos administrativos. Esses técnicos destacam que o índice de EBITDA da ex-estatal está muito abaixo da média de 40% das demais incumbents.
Analistas de mercado ouvidos por TELETIME News consideram esse índice muito alto. Afirmam que a Embratel não pode ser comparada com as teles fixas locais ou as celulares de banda A, mas com o índice médio de EBITDA das empresas de longa distância internacionais, que se situa em torno de 30%. Contudo, esses analistas concordam que os custos podem ser ainda bastante reduzidos na Embratel, cujo índice de EBITDA gira em torno de 20%. Haveria espaço, portanto, para melhorar o desempenho em cerca de 10% se ocorrerem mudanças administrativas.
Vale lembrar que a Anatel acompanha com mais rigor a situação da Embratel desde a quebra de sua controladora WorldCom.
Desempenho