Globenet construirá novo data center edge em Fortaleza

Mapa da rede da Globenet

A provedora de cabos submarinos Globenet anunciou nesta terça-feira, 31, a construção de um novo data center em Fortaleza, o segundo na capital cearense. A unidade de edge (computação na borda) visa expandir a infraestrutura atual para atender demanda por serviços de colocation e conectividade. 

O novo data center será integrado com ecossistema de provedores de conteúdo de serviço e pontos de troca de tráfego (IXs). Ele também será conectado à rede submarina de baixa latência e backhauls terrestres redundantes da empresa.

O início das operações está previsto para o terceiro trimestre de 2022. A Globenet espera triplicar o número de racks e energia disponíveis no atual data center da companhia em Fortaleza. Com isso, afirma que será possível soluções personalizadas e flexíveis em "ambiente neutro" para operadoras locais e internacionais, além de over-the-tops (OTTs), provedores regionais e redes de distribuição de conteúdo (CDNs).

Notícias relacionadas

Obviamente, a escolha por Fortaleza é estratégica por conta da saída de cabos para o Atlântico, especialmente para conexão à região dos Estados Unidos e Caribe. É o terceiro maior ponto de interconexão da América do Sul, depois de São Paulo e Rio de Janeiro, além de ser porta de entrada para a região Nordeste, como apontou em comunicado o CEO da Globenet, Eduardo Falzoni.

A companhia, atualmente sob controle do BTG Pactual, deverá ser integrada (o litígio com a Oi, segundo a Globenet afirmou ao TELETIME, foi encerrado no ano passado) à V.tal, a companhia de infraestrutura de fibra antes conhecida como InfraCo e que teve o controle vendido para fundos gerenciados pelo banco por R$ 12,9 bilhões em julho. A operação ainda está sob análise na Anatel e no Cade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!