De olho no agro, Sateliot negocia parceria com duas teles brasileiras

Mirando o atendimento de aplicações de Internet das Coisas (IoT) para o agronegócio, a empresa de satélites de baixa órbita Sateliot está negociando parcerias com duas operadoras brasileiras e espera celebrar os acordos até o final do ano.

A espanhola participou nesta terça-feira, 31, do Congresso Latinoamericano de Satélites (organizado por TELETIME e Glasberg Comunicações). Na ocasião, o diretor de operações (COO) da Sateliot, Gianluca Redolfi, classificou o Brasil como um mercado chave para a operação.

A abordagem comercial, contudo, não será diretamente ao consumidor final, mas através de parcerias com as teles consolidadas. A ideia é que a Sateliot possa oferecer uma extensão de cobertura para clientes IoT destas operadoras.

Notícias relacionadas

Para habilitar a proposta, o primeiro nano satélite para IoT da constelação foi colocado em órbita no último mês de março. Redolfi explicou que o serviço utilizará Narrow Band IoT (NB-IoT), valendo-se de adaptação na padronização para conectividade não terrestre (o chamado NB-IoT NTN).

Dessa forma, usuários poderiam ser atendidos tanto via sinal terrestre quanto satelital sem necessidade de aparelhos distintos ou gateway adicional. No Brasil, o planejamento da empresa ao lado das parceiras ainda não anunciadas teria avançado bastante nos últimos meses, segundo Redolfi.

Integração

Pesquisadora da PUC/RJ, Marta Pudwell Almeida notou que uma integração cada vez maior das soluções de conectividade satelital e terrestres vem sendo experimentada para permitir o atendimento de demandas específicas. A própria acadêmica tem coordenado uma integração no projeto Campo Conectado, aliando tanto uma rede LoRa da American Tower quanto conectividade satelital da Telespazio em piloto para a região da Fazenda Macuco, no Mato Grosso.

Já o VP da Gilat para América Latina, Tobias Dezordi, vê um campo fértil no País para redução do gap de conectividade na fronteira agrícola. Além da redução do custo de tecnologias e da integração de diferentes tipos de serviço, o executivo vê as associações lideradas por operadoras de telecom e empresas do agro como um potencializador.

Também presentes no debate, representantes da cadeia agrícola reforçaram a necessidade de avanços na área – uma vez que 70% das propriedades rurais brasileiras não contariam com conectividade.

Coordenador de inovação aberta do Ministério da Agricultura, Felipe Trento notou que a mudança no panorama beneficiaria não apenas produtores rurais, mas também players de fora da porteira e foodtechs. Já o consultor da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Carlos Marsiglia, pontuou que a entidade está mapeando provedores aptos ao atendimento de demandas do setor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!