Kassab dá apoio público à recondução de Igor de Freitas, mas diz que decisão é do Senado

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, manifestou nesta quinta-feira, 31, apoio público à recondução de Igor de Freitas ao Conselho Diretor da Anatel. "Ele já me disse, quando eu o consultei, há algum tempo atrás, que estava fazendo essa avaliação e que tinha uma tendência a querer sair, não querer ficar, mas hoje fiz questão de dizer publicamente da admiração que eu tenho e do meu entusiasmo para que fique, caso tenha essa vontade", disse o ministro.

O mandato do conselheiro na Anatel será encerrado no dia 4 de novembro e há dúvidas sobre a intenção do governo em recomendar sua recondução. O ministro não assegurou que isso vá ocorrer, mas se for consultado e se Freitas quiser, afirma que manifestará sua simpatia. Mas adiantou que essa porque "é uma decisão do Senado, uma decisão de governo, não apenas do ministério". Igor de Freitas é consultor legislativo do Senado e, ao chegar à Anatel, teve forte apoio de diferentes senadores.

"O Igor eu admiro, eu o conheci aqui, já como ministro, uma pessoa com um conhecimento notável, uma seriedade muito grande, uma capacidade de trabalho, uma credibilidade e que rapidamente se tornou um integrante da equipe do Estado brasileiro, integrado com o nosso governo", disse. Para Kassab, é muito bom para o Brasil que pessoas como ele continuem prestando serviço em função tão importante.

Notícias relacionadas

O apoio a Freitas foi manifestado por Kassab durante a solenidade de testa da tecnologia 5G, desenvolvida no Brasil pela Inatel, com recursos do Funttel (Fundo para Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações), que é gerido pelo MCTIC.

OMC

Kassab também comentou sobre a decisão da Organização Mundial do Comércio (OMC), em condenar sete programas de incentivos à indústria, por práticas discriminatórias. "A OMC é uma instituição de grande credibilidade, merece o nosso respeito e o Brasil, do ponto de vista jurídico, está recorrendo por meio do Ministério das Relações Exteriores, que enviará em breve as nossas razões, as nossas explicações", disse.

Segundo o ministro, de outra parte, o governo, especialmente o MCTIC, está se preparando para qualquer aperfeiçoamento que se fizer necessário nas políticas públicas de incentivos. "Portanto, saberemos cumprir qualquer deliberação e não teremos qualquer problema em conviver com as decisões", disse.

A condenação atinge principalmente a Lei de Informática e o Padis, programa de incentivo à produção de semicondutores no Brasil. O governo terá 60 dias para recorrer e a OMC pode demorar até seis meses para se manifestar.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!