Publicidade
Início Newsletter Banda larga no varejo da Yahsat fica para segundo trimestre de 2018

Banda larga no varejo da Yahsat fica para segundo trimestre de 2018

A operadora de satélites Yahsat ajustou os planos para começar a atuar no varejo brasileiro com a YahClick, seu serviço para o consumidor via banda Ka. O lançamento do satélite AlYah 3, previsto inicialmente para este ano, deverá ocorrer no primeiro trimestre de 2018. Com isso, o início da operação do serviço de banda larga deverá ficar para o segundo trimestre. “Teve ajuste por conta do lançador, mas a parte de todas as estações terrestres está dentro do cronograma, na fase final de aceitação agora”, disse a este noticiário o diretor de marketing da empresa, Eduardo Guedes.

A expectativa é de que, um mês após alcançar a posição orbital 20º Oeste, o satélite já possa começar a fazer os testes alfa e beta. O artefato contra com 58 spot-beams cobrindo 95% da população brasileira, com um total de 50 GB de capacidade: 30 GB para a África, 20 GB para o Brasil.

Ele deverá ser complementado pela infraestrutura terrestre dos sites em Jaguariúna e Hortolândia (SP). “Ao longo deste ano, estamos fazendo toda a implantação do varejo: OSS, BSS, construção do site propriamente dito e o modelo comercial”, declara Guedes. Vale lembrar que a empresa anunciou em maio uma parceria com a Century para a distribuição da oferta no varejo.

Notícias relacionadas

Demanda

O plano da operadora de Abu Dhabi é de atender uma demanda reprimida de cerca de metade dos domicílios brasileiros. Segundo Guedes, citando dados da pesquisa TIC Domicílios 2015, pretende-se explorar os cerca de 31 milhões de domicílios com baixa competição/oferta de banda larga, sobretudo os 11 milhões dentro desse universo que são das classes ABC1. “Existe potencial muito grande e é difícil (nesses lugares) ser atendido por redes de fibra ou cabo”, ressalta.

Desde a entrada no mercado brasileiro em meados de 2014, a Yahsat investiu US$ 200 milhões no País. O valor inclui o leilão da posição orbital (que custou R$ 44,1 milhões na época), as VSATs, o gateway terrestre e o lançamento.

Eduardo Guedes discutiu sobre o futuro do mercado brasileiro de banda Ka durante o Congresso Latinoamericano de Satélites nesta quinta-feira, 31, no Rio de Janeiro.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile