Unidade Embrapii CPQD lança programa de capacitação profissional em Open RAN

Foto: Pixabay

O Centro de Competência Embrapii – CPQD em Open RAN lançou um programa de formação e capacitação de profissionais na área de conectividade, com foco em tecnologia de redes de acesso por rádio abertas.  A iniciativa é uma parceria com a TIP Academy, ambiente de aprendizado online gerenciado pelo Telecom Infra Project (TIP).

O programa de capacitação foi apelidado de Open RAN Journey. Segundo o CPQD, o objetivo é difundir o conhecimento e os benefícios das tecnologias Open RAN no ecossistema. Estruturado para oferecer capacitações em vários níveis (desde o básico até o avançado), o programa começa com uma turma de nível básico no dia 2 de setembro, com capacidade para 50 alunos.

De acordo com a gestora de projetos do CPQD, Eniceli Rodrigues, a fase inicial do curso tem uma duração total de 28 horas. Estas são distribuídas da seguinte forma: 16 horas do curso "Desvendando o Open RAN: o futuro das redes móveis", ministrado pela TIP Academy; 8 horas de mentoria pela equipe do CPQD; e 4 horas do Módulo Empreendedorismo Tecnológico.

Notícias relacionadas

Ao final da capacitação de nível básico, o aluno passará por uma avaliação que irá definir se está apto para participar dos próximos níveis de formação – intermediário (Open RAN Profissional) e avançado (Open RAN Expert).

Inscrições

As inscrições para a primeira turma do curso Fundamentos de Open RAN estarão abertas entre o dia 1º até 23 de agosto. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição na página do programa, disponível clicando aqui.

O público-alvo do programa inclui profissionais de empresas integradoras, operadoras de telecomunicações e pesquisadores. Estudantes universitários também podem participar, desde que tenham completado ao menos metade do curso e sejam de algum desses cursos de graduação: engenharia eletrônica e telecomunicações, engenharia elétrica, análise de sistemas, engenharia da computação, engenharia de software e áreas relacionadas.

Detalhes

Segundo o CPQD, as aulas, no modelo EAD, serão assíncronas e em horários flexíveis, e abordarão questões como padronização e iniciativas em Open RAN, casos de uso, interfaces abertas, funcionalidades de Inteligência Artificial e machine learning na arquitetura Open RAN, o RIC (Controlador Inteligente de Rádio) como componente essencial do Open RAN, entre outras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!