O Centro de Competência Embrapii – CPQD em Open RAN lançou um programa de formação e capacitação de profissionais na área de conectividade, com foco em tecnologia de redes de acesso por rádio abertas. A iniciativa é uma parceria com a TIP Academy, ambiente de aprendizado online gerenciado pelo Telecom Infra Project (TIP).
O programa de capacitação foi apelidado de Open RAN Journey. Segundo o CPQD, o objetivo é difundir o conhecimento e os benefícios das tecnologias Open RAN no ecossistema. Estruturado para oferecer capacitações em vários níveis (desde o básico até o avançado), o programa começa com uma turma de nível básico no dia 2 de setembro, com capacidade para 50 alunos.
De acordo com a gestora de projetos do CPQD, Eniceli Rodrigues, a fase inicial do curso tem uma duração total de 28 horas. Estas são distribuídas da seguinte forma: 16 horas do curso "Desvendando o Open RAN: o futuro das redes móveis", ministrado pela TIP Academy; 8 horas de mentoria pela equipe do CPQD; e 4 horas do Módulo Empreendedorismo Tecnológico.
Ao final da capacitação de nível básico, o aluno passará por uma avaliação que irá definir se está apto para participar dos próximos níveis de formação – intermediário (Open RAN Profissional) e avançado (Open RAN Expert).
Inscrições
As inscrições para a primeira turma do curso Fundamentos de Open RAN estarão abertas entre o dia 1º até 23 de agosto. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição na página do programa, disponível clicando aqui.
O público-alvo do programa inclui profissionais de empresas integradoras, operadoras de telecomunicações e pesquisadores. Estudantes universitários também podem participar, desde que tenham completado ao menos metade do curso e sejam de algum desses cursos de graduação: engenharia eletrônica e telecomunicações, engenharia elétrica, análise de sistemas, engenharia da computação, engenharia de software e áreas relacionadas.
Detalhes
Segundo o CPQD, as aulas, no modelo EAD, serão assíncronas e em horários flexíveis, e abordarão questões como padronização e iniciativas em Open RAN, casos de uso, interfaces abertas, funcionalidades de Inteligência Artificial e machine learning na arquitetura Open RAN, o RIC (Controlador Inteligente de Rádio) como componente essencial do Open RAN, entre outras.