Primeira edição de intercâmbio acadêmico na Anatel é concluída

Programa Anatel de Intercâmbio Acadêmico
Programa Anatel de Intercâmbio Acadêmico. Foto: Anatel/Divulgação

Na semana passada aconteceu o encontro presencial dos intercambistas selecionados para 1º Programa Anatel de Intercâmbio Acadêmico em Ecossistema Digital (P@ed), promovido pela agência reguladora de telecomunicações.

A iniciativa, coordenada pelo Centro de Altos Estudos em Comunicações Digitais e Inovações Tecnológicas (Ceadi) da Anatel, selecionou 20 estudantes de graduação e pós-graduação para um período de imersão na sede da Agência, em Brasília, de 22 a 26 de julho. Também foi definido que o P@ed terá continuidade em 2025.

Os intercambistas da primeira edição foram escolhidos de diversas regiões do Brasil, como as cidades de João Pessoa (PB), Betim (MG), São Paulo (SP), Londrina (PR), Cuiabá (MT), Vitória da Conquista (BA), Mafra (SC) e Gravatá (PE). Eles representam uma variedade de áreas de estudo, abrangendo Administração, Direito, Sistemas de Informação, Economia, Engenharia e Ciência Política.

Notícias relacionadas

Ao longo do programa, os intercambistas tiveram a oportunidade de se aprofundar em temas relacionados ao ecossistema digital e às inovações tecnológicas, além de participar de atividades práticas e teóricas na sede da Anatel, reunindo-se com servidores de diversas áreas da Agência.

O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, destacou que a iniciativa "propicia à Agência compartilhar com a sociedade o conhecimento de nosso competente corpo técnico e, ao mesmo tempo, oxigenar nossas perspectivas sobre um tema tão atual e relevante, como é o estudo da economia digital".

"O Programa Anatel de Intercâmbio Acadêmico em Ecossistema Digital (P@ed) representa uma oportunidade única para os participantes, oferecendo uma experiência imersiva que combina teoria e prática no campo das telecomunicações", afirmou o presidente do Ceadi, conselheiro Alexandre Freire.

"Este intercâmbio não só enriquece o conhecimento técnico e regulatório dos intercambistas, mas também promove a troca de perspectivas diversas, essenciais para o desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis. Além disso, a iniciativa reforça o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, especialmente no que tange à educação de qualidade e à igualdade de gênero", completou.

Impressões

Sobre a experiência, Torquata Gomes, pós-graduanda em Direito na Universidade Federal do Maranhão, afirmou que pôde "vivenciar novas experiências e entender desde a compra de um simples aparelho eletrônico, certificação, conectividade, proteção de dados até o seu descarte, isso também por meio da implantação da Agenda 2030, que tem 17 objetivos. O P@ed nos traz a equidade de gênero, que nos demonstra a importância significativa da representação feminina em espaços diversificados".

O intercambista e estudante de Administração na Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, Israel Ribeiro, destacou como foi interessante para ele conhecer o processo de regulamentação com mais detalhes. Ele disse que "sempre quis saber como a Anatel regula e toma as decisões para estabelecer diretrizes".

Para Freire, "a experiência imersiva proporcionou aos participantes uma visão aprofundada do setor de telecomunicações e uma valiosa troca de conhecimentos e perspectivas.

(Com informações da Agência Nacional de Telecomunicações)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!