Anatel: migração para o novo modelo só será possível em 2022

Como mais um efeito da pandemia do coronavírus, a contratação de consultoria externa internacional pela Anatel em conjunto com a União Internacional de Telecomunicações (UIT) para avaliação do saldo da conversão já encara atrasos ao planejamento original. De acordo com o superintendente de competição da agência, Abraão Balbino, essas circunstâncias forçaram o adiamento da previsão de entrega do relatório em meados de 2021. E como ainda será necessário que o trabalho seja aprovado pelo conselho diretor e, então, encaminhado para o Tribunal de Contas da União (TCU), a Anatel agora entende que a adaptação da concessão para a migração prevista no novo modelo das telecomunicações (Lei nº 13.879/2019) só acontecerá em 2022.

Balbino recorda que, ao final do ano passado, esperava-se que a contratação ocorresse entre abril e maio deste ano, mas a pandemia atrapalhou o processo até mesmo na UIT. "A gente imaginava a contratação neste ano, e ela [a consultoria] vai passar um ano trabalhando nisso. Só depois vamos aprovar no conselho e [depois] encaminhar para o TCU. Então, na prática, a adaptação só será algo possível em 2022", disse ele durante evento online do portal Tele.Síntese nesta sexta-feira, 31.

Na opinião do superintendente, o fato de estar ainda mais próximo da data do final do prazo dos atuais contratos de concessão, em 2025, não é um problema e nem o torna irrelevante. A promessa é de que o processo traga "lucidez" em relação às regras. "Acredito que até meados de 2022 é um tempo razoável. A gente tem o final de produtos [da avaliação] provavelmente no início do terceiro trimestre de 2021", prevê. Entre esses outros produtos está a averiguação se os "drivers" de custos que as operadoras utilizam para fins de alocação de custos estão de acordo com boas práticas. 

Notícias relacionadas

Há, entretanto, a possibilidade também de que a consultoria contratada forneça dados durante o trabalho da avaliação para acelerar o processo em paralelo. Por conta disso, Balbino ressalta estar sendo "conservador" com a projeção para a entrega da valoração do saldo em meados de 2021. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!