Gired abre exceção e receptores para Rio Verde terão limitação na compatibilidade com modems externos

Os conversores da TV digital que serão distribuídos para os beneficiários do Bolsa Família em Rio Verde (GO) terão limite ao funcionamento de modems externos da banda larga móvel. Originalmente, a determinação do governo era para que os conversores, mesmo não tendo o modem embarcado, pudessem receber uma solução por meio da porta USB compatível com até cinco modelos de modems. Em Rio Verde isso não acontecerá de forma plena. A autorização foi dada à Entidade Administradora da Digitalização (EAD) nesta sexta-feira, 31, pelo Gired (grupo de implementação da digitalização), em reunião extraordinária. Segundo o presidente do grupo, Rodrigo Zerbone, essa exceção ocorrerá em decorrência do tempo escasso para atender as especificações totais aprovadas para as caixinhas. Haverá apenas um modelo de modem compatível nessa primeira experiência.

Zerbone deixou claro, entretanto, que os receptores para Brasília e para os demais estados precisam ter capacidade de reconhecer e dar acesso a cinco modems de fabricantes diferentes. No caso de Rio Verde, que terá o desligamento do sinal analógico em novembro deste ano, a distribuição dos conversores deve começar no final de setembro e a EAD está encontrando dificuldades de conseguir fornecedor que atenda o reconhecimento de modems como especificado.

Para a aprovação da exceção, o Gired estabeleceu a condicionante de que a EAD atualize ou troque a caixinha de Rio Verde posteriormente. Caso de consiga uma solução técnica com compatibilidade a pelo menos três modems diferentes, os modems iniciais poderão ser mantidos. O grupo também definiu que a EAD deve garantir que as operadoras de telecomunicações ofertem o modem contemplado nas suas lojas em Rio Verde.

Notícias relacionadas

Zerbone disse que a RFP (request for proposal) para compra dos receptores destinados ao município goiano deverá ser concluída no início da próxima semana, quando serão conhecidos os modems que poderão ser usados em Rio Verde. Outras decisões nesse sentido serão dadas na próxima reunião do Gired, marcada para a última sexta-feira de agosto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!