TV por assinatura caminha para alternativas não lineares e para a Internet

Cada vez mais usuários assistem a vídeos na internet. Foi com esse dado que André Nava, gerente de novas mídias da Globosat, deu início à sua apresentação no primeiro painel do bloco operacional da ABTA 2012. Apresentando os vídeos online como uma forte tendência – ilustrada pela previsão da Cisco Systems de que até 2015 mais da metade do tráfego da América Latina será proveniente da visualização de vídeos – o executivo mostrou que embora o cenário atual apresente algumas dificuldades, estas vêm acompanhadas de oportunidades.

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Com os novos devices impulsionando mudanças nos hábitos de consumo – hoje o usuário pode assistir à TV em outros dispositivos – e uma penetração relativamente baixa da TV por assinatura, as programadoras se veem na obrigação de oferecer novos serviços para fidelizar e atrair usuários. “É importante criar uma estratégia de produto de video on demand (VOD) e TV everywhere para proteger a cadeia de valor da TV paga”, afirma Nava.

Relembrando o lançamento dos serviços Now (da Net Serviços) e Muu (da própria Globosat) na última edição do congresso ABTA, Nava falou sobre os últimos serviços VoD lançados pela empresa, além de apresentar outros quatro que estrearão ainda neste ano. O mais recente lançamento da empresa, o Telecine Play, estreia nesta quarta-feira, dia 1º de agosto.

Com uma faixa no canal Globosat HD, outra estreia do mês de agosto é o serviço Philos, que traz principalmente documentários e conteúdo sobre arte e cultura. O serviço estará disponível na Net e na GVT até meados de agosto, chegando nas outras operadoras até setembro. No mesmo mês será lançado também o serviço VOD do canal Combate.

Segundo Nava, o hábito de se consumir conteúdos sob demanda ainda está sendo criado no Brasil, e as reações aos serviços já lançados têm sido muito positivas. “É um caminho sem volta. Agora é hora de inovar, testar e tentar”, explica. E impulsionada por este pensamento, a Globosat ainda prevê mais dois lançamentos até o final do ano: o Bis – que trará shows e conteúdos musicais – e o Receitas GNT, trazendo conteúdo específico do canal da programadora. “Existem muitas oportunidades com conteúdos nichados e específicos”, afirma o executivo.

Paliativos

Mesmo em meio às novas tecnologias, a TV ainda é considerada a melhor tela disponível para esportes. O gerente do Esporte Interativo  Guilherme Lenz Cesar aposta no tamanho do display, mas também na expectativa do usuário de poder contar com o aparelho como opção principal dentro do conceito de TV everywhere. "Não escolheríamos um iPad ou um computador. O único lugar melhor para assistir esportes do que o televisor é uma sala de cinema", afirma. "Pela nossa experiência, as novas telas são um ponto de contato com o consumidor. Não são substitutos, mas paliativos".

Para ele, essa convergência vai acabar proporcionando novas formas para a produção do conteúdo. A aposta é em um conceito que elimine a necessidade de uma segunda tela para a interatividade, mas utilizando outro dispositivo para o input, embora reconheça que um controle remoto – ao menos da forma atual – não atende a essa demanda de forma satisfatória. "É uma chance única para tornar a experiência do consumidor em algo sensacional".

Em serviços on demand, Cesar considera como o maior desafio a indexação inteligente do conteúdo, ainda mais porque o forte em programação esportiva nunca será em vídeos de partidas gravadas. "O auge do jogo tem de ser ao vivo, então o canal linear ainda fará sentido por muito tempo, é fundamental para os apaixonados por esportes", diz. Dessa forma, tornar um produto factual, como noticiário sobre uma determinada rodada do campeonato, em algo fácil de ser encontrado, é um desafio, diz  Cesar. "Não existe solução, o que a gente enxerga é que, como indústria, temos mais uma vez uma oportunidade de entregar essa informação de forma única e organizada".

Nichos

Para o gerente geral de smart TVs da LG, Milton Neto, a estratégia é associar os televisores inteligentes ao conteúdo 3D, oferecendo diversos modelos de entrega. Um deles é o de aplicativos, tanto gratuito quanto pagos, oferecendo desde conteúdo sob demanda ou mediante assinatura. Entre os parceiros estão Netflix, NetMovies e canais como MTV e Band.

Um dos apps é o do Terra, que oferece 36 canais na cobertura das Olimpíadas de Londres e mais de 4.700 horas de programação. "A TV conectada é sempre uma alternativa, dificilmente o consumidor terá a mesma experiência, até por questões técnicas", diz Neto. No entanto, o software atende a uma demanda mais específica e, quase sempre, marginal, como a de apreciadores de esportes menos populares. Pelo aplicativo, é possível assistir a partidas de esgrima ou badminton, por exemplo.

Já o Disney em 3D oferece o que o nome propõe: conteúdo em terceira dimensão da empresa, como filmes infantis, oferecidos para aluguel. "Esse tipo de serviço acaba sendo relevante para demonstrar porque a TV conectada faz sentido, porque o consumidor esta mudando", afirma o executivo da LG. Outro aplicativo que testa o formato é o Digital Concert Hall, que transmite concertos sob demanda em alta definição. Assim como no caso do Terra, a aposta é na programação de nicho, que não teria espaço na TV aberta ou fechada.

Milton Neto acredita que já existe um conhecimento por parte do consumidor sobre o conceito das TVs conectadas, embora ainda esteja sendo feito um trabalho de comunicação. A aposta também é na predominância do televisor como a principal tela, mas ele reconhece que as pessoas estão mudando de hábito. São diferentes possibilidades de interação, com o consumo de conteúdos distintos como áudio, games e aplicativos informativos.

Ele diz que anunciantes, agências e provedores de conteúdo vão entrar na plataforma smart TV. "Estamos abertos a discutir sobre como tornar isso economicamente viável para todas as partes", ressalta. "A gente acredita nisso, estamos criando o ecossistema para fazer sentido à experiência complementar", finaliza.

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