Set-top box pode estar com os dias contados, diz LG

A existência do set-top box pode estar com os dias contados, segundo o gerente geral de SmartTVs da LG, Milton Neto. De acordo com o executivo, que participou do painel "On Demand, Everywhere e Além" na ABTA 2012 em São Paulo nesta terça-feira, 31, há atualmente uma melhoria na performance dos aparelhos de TV que pode permitir incorporar o hardware, podendo inclusive tomar espaço de consoles de videogame.

Notícias relacionadas
"Os jogos estão ficando cada vez mais próximos do console, talvez a TV já tenha capacidade de processamento para isso", diz Neto, referindo-se a aparelhos com memória de 2 GB e processador dual-core atualmente no mercado. Por isso mesmo, ele já afirma que há "alguns projetos de incorporar o set-top box", embora ainda veja isso com reticência. "Temos de ver o cliente. Vale a pena tirar a caixinha? Mas estamos cada vez mais próximos em capacidade", ressalta. "Pode ser que não aconteça, mas estamos ganhando processamento e velocidade".

Diante da possibilidade de uma eventual migração de processamento para a nuvem, o executivo da LG é um pouco mais cauteloso, alegando desafios técnicos. Para ele, utilizar a TV como um thin-client ainda depende de vários fatores, como um ecossistema capaz de disponibilizar uma experiência adequada ao usuário. Um dos problemas apontados é o da infraestrutura, como uma banda larga rápida o suficiente para acabar com problemas de delay. "Além disso, há desdobramentos ainda como o de manutenção", exemplifica.

O que existe atualmente é um trabalho conjunto entre fabricantes como Sharp e Philips, além da LG, para estabelecer uma plataforma em comum e facilitar o desenvolvimento de aplicativos, incluindo um SDK (kit de desenvolvimento de software). "Provavelmente teremos uma plataforma única de aplicativos, existem conversas entre fabricantes", conclui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!