Redução do ICMS dinamizará economia e criará mais empregos, defende Feninfra

Presidente da Feninfra, Vivien Suruagy. Foto: Divulgação

A presidente da Federação Nacional de Call Center, Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Redes de Telecomunicações e de Informática (Feninfra), Vivien Suruagy, considera que a aprovação do Projeto de Lei Complemenar (PLP) 211/21, que reduz a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre bens e serviços considerados essenciais, entre os quais o setor de comunicações, é fundamental para dinamizar a economia e garantir empregos no país.

"Temos a maior carga tributária do mundo. Em média, de cada R$ 100 cobrado do consumidor de telecomunicações, R$ 55 são direcionados para pagamentos de tributos, com o ICMS representando a maior parcela. Nosso país precisa implementar investimentos em conectividade, inclusive com a implantação do 5G, e gerar empregos de forma urgente. Para isso, é necessário reduzir os preços na ponta", afirma Suruagy.

Ela acredita que a redução do ICMS acarretará sim redução de preços para os consumidores. "Há uma dúvida se a redução de ICMS irá acarretar uma redução de preços para o consumidor. Garanto que, em setores com grande competição, como telecomunicações, isto acontecerá", disse.

Notícias relacionadas

O projeto

A Câmara dos Deputados aprovou na semana passada a proposta que limita o ICMS sobre serviços essenciais. O texto estabelece que são considerados dessa forma bens e serviços relativos a comunicações, combustíveis, energia elétrica, gás natural e transporte coletivo, impedindo a aplicação de alíquotas de tributos iguais às de produtos listados como supérfluos. O objetivo do projeto seria de reduzir o preço de serviços que estão sofrendo com a inflação.

O PL será apreciado agora no Senado. O presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, afirmou na segunda-feira, 30, que o projeto será votado diretamente no plenário, sem passar pelas comissões da Casa. Na prática, a medida acelera a tramitação do texto. A previsão de Pacheco e de que a votação aconteça até o fim de junho. A relatoria será do senador Fernand Bezerra (MDB-PE). Porém, se os senadores fizerem alterações (e Pacheco já prevê que haverá emendas), o texto terá de passar por nova votação na Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!