RNP e Linktel firmam acordo para expansão de WiFi acadêmico

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) firmou um acordo de cooperação com Linktel para disponibilização do serviço de WiFi para a comunidade acadêmica, o "Eduroam", em locais públicos como parques, praças, cafeterias e aeroportos.

O serviço já está disponível para acesso no Aeroporto Internacional de Salvador, na Bahia. Gerido e operado no Brasil pela RNP, o Eduroam oferece acesso sem fio à Internet para a comunidade acadêmica mundial e hoje tem mais de mil pontos de acesso no Brasil.

Com isso, a América Latina passou a ser a segunda região do mundo com maior cobertura do projeto, ficando atrás apenas da Europa, onde o serviço foi concebido.

Notícias relacionadas

Esta é a segunda vez que o Eduroam é oferecido fora de ambientes universitários no Brasil: a primeira foi em Porto Alegre, em 2014. Segundo a RNP, a expectativa é de que em breve o serviço esteja disponível em outras cidades além de Salvador.

"Fechamos a parceria com a maior operadora de WiFi do País para instalarmos a maior operação de Eduroam em locais públicos de uma rede acadêmica no mundo", declarou, em comunicado, o diretor de engenharia e operações da RNP, Eduardo Grizendi. Em território brasileiro, a Linktel opera cerca de 11 mil hotspots.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!