CCJ aprova silêncio positivo e texto já pode ir para plenário da Câmara

Foto: Najara Araujo/Agência Câmara de Notícias

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira, 31, o PL 8518/17 que prevê o silêncio positivo, instrumento que concede licença temporária para instalação de antenas, na forma de título precário, nos casos em que a autorização não seja emitida dentro do prazo de 60 dias pelo órgão competente. A matéria já está com a urgência aprovada para ir a plenário da casa.

O projeto é de autoria dos deputados Vitor Lippi (PSDB-SP) e Odorico Monteiro (PSB-CE) e teve a relatoria do deputado Eduardo Cury (PSDB-SP) na Comissão. O texto foi aprovado no começo do mês de maio na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) por unanimidade.

A proposta altera a Lei nº 13.116/2015 (Lei das Antenas) para disciplinar sobre o licenciamento temporário para a instalação de infraestruturas de telecomunicações em áreas urbanas. Apensado ao texto, está o PL 4.566/2019, do deputado João Maia (PL-RN).

Notícias relacionadas

"Trata-se de um importante avanço para a expansão da conectividade no país, liberação de investimentos, geração de empregos, aumento da competitividade e incentivo a avanços tecnológicos fundamentais", avaliou o presidente executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari.

No final de 2020, havia mais de 4 mil pedidos de instalação de antenas parados nos municípios aguardando licenciamento. Estima-se que a aprovação de tais pedidos traga um investimento imediato de mais de R$ 2 bilhões por parte das operadoras de telefonia móvel e a geração de mais de 45 mil empregos, segundo a Conexis.

Pelo texto aprovado, todos os requisitos para a implantação da infraestrutura necessitam estar em conformidade com as regras municipais, preservando dessa forma a autonomia dos municípios, além de ser permitido o cancelamento expresso dessas autorizações temporárias.

Mais serviços

O silêncio positivo impactará significativamente na melhoria da qualidade dos serviços prestados que são viabilizadores da economia digital, aponta a Conexis Brasil, em comunicado.

"Com a chegada da pandemia do coronavírus, a conectividade se tornou ainda mais protagonista para as cadeias produtivas. Desde o início do isolamento social, o tráfego de internet banda larga fixa já aumentou, em média, 30%. A razão é a necessidade dos brasileiros de estarem conectados em suas vidas profissionais e pessoais, em virtude da quarentena. Além de atender a esse crescimento de demanda, a aprovação do PL permite a expansão do alcance do 4G e viabiliza ainda a instalação do 5G", diz a entidade em seu comunicado divulgado nesta segunda, 31.

Com o texto aprovado, segue a entidade setorial, o Brasil se alinha às tendências mundiais relacionadas a digitalização, além de permitir o avanço da aplicação do Plano Nacional de Internet das Coisas, que tem como objetivo acelerar a implantação do IoT (Internet das Coisas) no Brasil. Esse avanço ampliará a maneira com a qual as pessoas utilizam a conectividade e será aplicado nas cadeias produtivas, motivando a competitividade e fortalecendo a superação da crise econômica causada pela pandemia, acredita a Conexis Brasil.

A iniciativa de IoT engloba ainda a Câmara Agro 4.0, que irá atuar nas propriedades rurais. Segundo estudos das Consultorias Tendências e Teleco, a redução de barreiras tributárias e de infraestrutura resultariam em investimentos de até 206 bilhões em M2M/IoT até 2025, com crescimento estimado em 2 pontos percentuais no PIB, além de gerar mais de 1,9 milhão de empregos no período. (Com informações da Conexis)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!