Mercado brasileiro de smartphones cai 25,3% no primeiro trimestre

O mercado brasileiro de smartphones caiu 25,32% no comparativo do primeiro trimestre deste ano com o mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento da empresa de pesquisa Gartner divulgado nesta terça, 31. No total, foram 10,656 milhões de aparelhos. Vale lembrar que a liminar judicial da Abinee que determinou a volta de isenção tributária de PIS e Cofins via Lei do Bem aos smartphones só entrou em vigor em 14 de março e não compensou nesse pouco tempo a alta do dólar no período. Além disso, o Congresso Nacional manteve na semana passada o veto presidencial à isenção aos aparelhos.

Segundo os dados do Gartner, todas as principais fabricantes observaram redução nas vendas menos a BLU Products, que permaneceu em terceiro lugar (com 11,39% de share), mas cresceu 10,11% no período e fechou março com 1,214 milhão de unidades vendidas. A líder continua sendo a Samsung, que apesar do recuo de 15,22% nas vendas (total de 4,495 milhões de aparelhos comercializados), ampliou seu markethsare em 5,03 pontos percentuais (p.p.), ficando agora com 42,18% do mercado.

A segunda colocada, a Lenovo (dona da Motorola), também mostrou recuo no primeiro trimestre: 21,44%, totalizando 2,069 milhões de unidades vendidas. Mas também aumentou sua participação no mercado em 0,96 p.p., fechando março com 11,39%.

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Quem mais se prejudicou em vendas no período foi a sul-coreana LG, que viu sua participação no mercado brasileiro cair 7,31 p.p. e ficar em 9,20%. O recuo no comparativo anual foi de 58,40%, e a empresa vendeu no período 980,5 mil unidades.

Também registrou queda acentuada a norte-americana Apple, que viu suas vendas caírem 39,90% e ficarem em 498,8 mil aparelhos comercializados. A empresa agora tem 4,68% do mercado, 1,14 p.p. a menos do que no primeiro trimestre de 2015. As demais fabricantes registraram juntas 1,398 milhão de aparelhos vendidos, redução de 31,59%. A participação de mercado caiu 1,20 p.p. e ficou em 13,13%.

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