Ações da Nokia despencam após revisão de expectativas para segundo tri

A Nokia reviu para baixo suas projeções de resultados do segundo trimestre. Em comunicado enviado ao mercado, a fabricante finlandesa informou que a receita com terminais e serviços no período entre abril e junho ficará "substancialmente abaixo" da expectativa anterior, que era entre 6,1 e 6,6 bilhões de euros. A margem de lucro nas vendas desse segmento também foi revista: em vez de algo entre 6% e 9%, ela ficará um pouco acima do break-even. A empresa comunicou que não são mais válidas as projeções de que o terceiro trimestre seria tão bom em receita quanto o segundo e que o quarto trimestre seria melhor que o terceiro. A previsão de margem de lucro de 6% a 9% durante o ano todo de 2011 para o segmento de terminais e serviços também está descartada. Como consequência do anúncio, as ações da Nokia despencaram na bolsa de valores de Nova York. No fim da manhã desta terça-feira, os papéis registravam queda de 17%.
As razões apresentadas para a revisão das projeções foram: a competição e novas dinâmicas de mercado em todas as categorias de preço, especialmente nos mercados chinês e europeu; uma guinada em direção a aparelhos com menor preço e menor margem; táticas de preço implementadas pela Nokia e por "alguns de seus competidores".
A Nokia afirma que continua comprometida a reduzir em 1 bilhão de euros no ano de 2013 os seus gastos na divisão de terminais e serviços, em comparação com 2010. A empresa corre para lançar no quarto trimestre seu primeiro smarpthone com Windows Phone 7 e espera elevar sua margem para acima de 10% após concluir a transição pela qual a companhia passa.

Notícias relacionadas
Análise
Para analistas, a dor de cabeça da Nokia provém de quatro fatores combinados: mau posicionamento estratégico no segmento de smartphones, no qual insistiu mais tempo do que devia com o Symbian e demorou para aperfeiçoar sua tecnologia de touch screen; agressividade comercial da Samsung, que vem baixando seus preços para ganhar share; crescimento das vendas de celulares no mercado negro para o usuário low end, onde a Nokia é tradicionalmente forte; pressão de preços de smartphones Android, cada vez mais baratos.
A esperança recai toda sobre a aliança com a Microsoft e a migração para um portfólio com Windows Phone, cujo primeiro modelo deve chegar no último trimestre. Há grande expectativa em torno desse lançamento, que precisa ser, ao mesmo tempo, inovador e ter uma boa relação custo/benefício, para voltar a impulsionar os negócios da Nokia, avaliam analistas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!