Nokia e Amazon assinam acordo para encerrar disputa sobre patentes

A Nokia anunciou nesta segunda-feira, 31, ter alcançado um acordo de patentes com a Amazon que cobre a utilização de suas tecnologias de vídeo nos serviços e dispositivos de streaming da varejista.

O acordo resolve as disputas sobre patentes entre as partes, em todas as jurisdições. Os termos das tratativas pactuadas estão sob sigilo.

"Estamos satisfeitos por termos chegado a um acordo sobre o uso das tecnologias de vídeo da Nokia nos serviços e dispositivos de streaming da Amazon", resumiu o diretor de Licenciamento de Novos Segmentos da Nokia, Arvin Patel, sem dar mais detalhes.

Notícias relacionadas

De acordo com o portal Mobile World Live, a multinacional finlandesa havia processado a companhia de Jeff Bezos nos Estados Unidos, Índia, Reino Unido, Alemanha e na União Europeia, argumentando que a Amazon usou parte do suas soluções de vídeo sem autorização.

Como resposta, a Amazon acusou a Nokia de mal uso das suas patentes essenciais padrão, dizendo que a fabricante tentou bloquear o uso de seus serviços ao invés de oferecer licenças sob condições de mercado justas.

A Nokia diz ser autora de 5 mil invenções criadas para produto e serviços de multimídia nos últimos 25 anos. Desde o ano 2000, afirma ter investido mais de 150 bilhões de euros em pesquisa e desenvolvimento (P&D) para tecnologias de ponta, como comunicações móveis e multimídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!