Liderança do PT na Câmara pede ao governo revisão dos contratos com a Starlink

Deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ), líder do PT na Câmara dos Deputados - Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

A Liderança do PT na Câmara dos Deputados enviou ao Poder Executivo um requerimento de Indicação em que pede ao governo que reavalie os contratos que o Estado brasileiro possui com a empresa Starlink, por meio de convênios federais.

Sob a liderança do deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ), o documento justifica a medida dizendo que o CEO da Starlink, Elon Musk, se tornou um "defensor de políticas da extrema direita", tendo apoiado o partido Alternativa para a Alemanha (AfD) as vésperas da eleição do parlamento alemão, além de frequentemente estar envolvido em polêmicas, como a que acarretou a suspensão do X, outra empresa de propriedade de Musk, no Brasil.

Farias ressalta no documento que a desconfiança quanto aos serviços prestados pelas empresas de Musk tem levado diversos países a reverem os negócios que possuem com o empresário. Ele cita o caso da Itália, que paralisou negociações com a Starlink devido as declarações públicas de seu fundador e da discussão de Musk com o empresário Carlos Slim, dono da América Móvil, dona da Claro no Brasil. "O empresário mexicano, em represália, rompeu colaborações com a Starlink, gerando um prejuízo estimado em US$ 7 bilhões a empresa", diz Lindbergh Farias.

Notícias relacionadas

O documento também convoca o Estado brasileiro atuar em uma frente que crie um estruturando e financiando ecossistema digital nacional, como forma de também mitigar a dependência tecnológica do Brasil do país dessas grandes empresas de tecnologia global.

Mais Starlink no Brasil

O Conselho Diretor da Anatel agendou para o próximo dia 3, o pedido da Starlink para ampliação do número de satélites da empresa autorizados a operar no Brasil. Na agenda da Anatel está justamente a demanda de expansão da Starlink, encaminhada inicialmente à agência no final de 2023. Mas, segundo apurou este noticiário, há ainda a chance de o assunto ser adiado novamente em função de avaliações ainda em curso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!