[Texto atualizado] Um incêndio elétrico em um importante data center da Equinix em Barueri (SP) no último domingo, 30, gerou instabilidade em uma série de serviços de Internet no Brasil. A ocorrência também resultou em uma indisponibilidade parcial do ponto de troca de tráfego do IX.br em São Paulo, algo visto como um alerta sobre a centralização da rede no País.
No domingo, um incidente no data center SP4 da Equinix na região metropolitana de São Paulo foi reportado por volta das 12h30. Ao TELETIME, a empresa confirmou que um incêndio elétrico no local impactou temporariamente algumas operações e a conectividade do site.
"Podemos confirmar que o incêndio foi rapidamente extinto e o serviço foi restaurado. A equipe do site está trabalhando ativamente para remediar qualquer impacto restante aos nossos clientes e parceiros", afirmou a provedora de infraestrutura nesta segunda-feira, 31.
Segundo atualização enviada a clientes, o incêndio elétrico começou na área de colocation do data center. Dois painéis de distribuição de energia remota (RPPs, na sigla em inglês) tiveram que ser desligados, causando a desenergização temporária de alguns usuários. Portas externas tiveram que ser abertas para remoção da fumaça, e algumas unidades do sistema de refrigeração também tiveram que ser desligadas.
A ocorrência exigiu ainda uma evacuação temporária do site. "Para a segurança de nossos clientes, fornecedores e funcionários, evacuamos rapidamente enquanto a equipe do site trabalhava com as autoridades locais para extinguir os incêndios", confirmou a Equinix nesta segunda-feira, 31, ainda sem detalhar as motivações do incidente agora controlado.
No final da noite de domingo, um alerta enviado a clientes também apontou que não há um tempo estimado para a restauração de links de fibra apagada do provedor afetado. Paralelamente, equipes de engenharia estariam trabalhando em uma solução alternativa para normalizar integralmente os serviços.
Impacto no IX.br
Como consequência de incidente, houve uma indisponibilidade do ponto de troca de tráfego do Brasil Internet Exchange (IX.br) no SP4, afetando a operação do IX de São Paulo.
Por volta das 12h do domingo, o tráfego no PTT caiu drasticamente. Segundo o IX.br, o tráfego não chegou a zerar como indica o gráfico abaixo, uma vez que também foram registrados problemas no mecanismo de coleta de dados durante o incidente. Ao longo da tarde, a movimentação voltou a ser registrada, com normalização total na manhã desta segunda-feira.
Também a partir das 12h de ontem, instabilidades e quedas foram registradas por usuários de serviços como a operadora de Internet via satélite Starlink (imagem abaixo) e da rede social X. Outras aplicações como o jogo online Free Fire também registraram instabilidade ao longo do domingo, segundo a plataforma Downdetector. Ao longo de ontem, a atividade das aplicações foi gradualmente restabelecida.
No caso do IX.br, um posicionamento enviado ao TELETIME indicou que infraestrutura do ponto de troca de tráfego dentro da Equinix-SP4 não foi diretamente afetada pelo "pequeno incêndio". "O impacto foi a perda de conectividade, pelo resto da rede do IX.br de São Paulo, com os provedores de conteúdo e ISPs presentes em SP4, o que representa uma boa parte do tráfego agregado", explicaram.
Ainda segundo o IX.br, não há como avaliar o impacto total do problema, uma vez que os Sistemas Autônomos que compõem a Internet devem ter múltiplas conexões. "Observamos aumento de tráfego nos PTTs de Fortaleza/CE, Rio de Janeiro/RJ, Porto Alegre/RS e Brasília/DF, justamente para atender aos AS [sistemas autônomos] conectados em mais de uma localidade".
O principal ponto de troca de tráfego do País também relatou que equipes do IX.br e da Equinix "agiram rapidamente para providenciar junto aos fornecedores de conectividade rotas para que o serviço fosse retomado, o que ocorreu hoje, 31/03, por volta das 07:00hs".
Centralização
De qualquer maneira, uma consequência direta do incidente no data center SP4 no último domingo foram preocupações – inclusive dentro da Anatel – sobre a centralização em São Paulo do tráfego da Internet brasileira.
O próprio tráfego registrado nas mais de 30 localidades do IX.br ilustram o cenário. No agregado de todo o Brasil, o sistema de pontos de troca de tráfego aponta um tráfego diário total médio de 24,36 Tbps. Destes, 14,62 Tbps estão concentrados no IX de São Paulo, que é bastante dependente do SP4.
"Estar presente em apenas um dos 32 PIXies do IX.br em São Paulo deixou muitas empresas completamente inalcançáveis através do PTT. A concentração em um único ponto de presença cria uma falsa sensação de segurança e aumenta o isolamento de outras redes", avaliou em uma rede social o especialista em gerenciamento de peering, Raphael Pontara.
"A Internet moderna prospera com a descentralização. É mais rápida, eficiente e resistente", alertou o profissional, classificando como equivocada a estratégia de se concentrar "todos os ovos na mesma cesta". Ascenty, Scala, Cirion, Elea, BR.Digital, Telium e ASAP Global são algumas alternativas de data centers indicadas para diversificação de tráfego na região, além do data center SP2 da própria Equinix.
Matéria corrigida – O IX.br comunicou às 15h42 que a indisponibilidade no IX.br de São Paulo foi parcial após o incêndio no SP4, e não total. O texto foi atualizado.
(Colaboraram Samuel Possebon e Marcos Urupá)
Nossa, o incêndio dentro de um data center pode ocasionar muita coisa para a internet e seus usuários ainda bem que o incidente foi corrigido rápido mas mesmo assim houve grande impacto na rede mundial de computadores.
Parabéns pela confecção desse post muito interessante.