O lucro líquido da Huawei caiu 28% em 2024, totalizando 62 bilhões de yuans (cerca de US$ 8,6 bilhões). A informação foi divulgada pela companhia nesta segunda-feira, 31.
A receita da empresa chinesa, por outro lado, teve aumento de 22,4% ao longo do ano passado, atingindo 862 bilhões de yuans (US$ 118,7 bilhões). O maior impacto positivo veio da unidade de consumo da Huawei (que concentra a divisão de smartphones). Aqui, houve alta anual de 38% no faturamento.
Já o setor de TICs (tecnologia da informação e comunicação) sozinho avançou 4,9%. Em comunicado, a Huawei afirmou que superou desafios cíclicos na indústria de redes de acessos, mantendo resultados sólidos na divisão. A unidade que atende operadoras móveis na fornecedora fez 369 bilhões de yuans, ou cerca de US$ 50 bilhões no ano.
Já a divisão de nuvem da Huawei cresceu 8,5% em 2024, enquanto a unidade de energia avançou 24,4% no mesmo período. Na soma dos negócios, o grupo contou que esse foi o segundo maior valor anual de receita da empresa, atrás apenas do recorde registrado em 2020.
Ainda de acordo com a Huawei, os investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) atingiram U$ 24 bilhões em 2024. Isso representa 20% da receita total da companhia. Já a margem de lucro bruto em 2024 foi de 44,4% (menor do que os 46,2% de 2023).
Dessa forma, o resultado final acabou impactado por esse alto investimento em P&D, bem a venda da unidade de smartphones da linha Honor – que, em 2023, havia puxado para cima os números da companhia.
Sanções
À imprensa, a presidente rotativa da companhia, Sabrina Meng, contou que no ano passado toda a equipe da Huawei "se uniu para enfrentar uma ampla gama de desafios externos, ao mesmo tempo em que melhorava ainda mais a qualidade do produto, a qualidade das operações e a eficiência operacional".
Os tais "desafios externos" apontados por Meng incluem, principalmente, as sanções impostas pelos Estados Unidos e aliados. O país norte-americano, por exemplo, restringiu o acesso da empresa a tecnologias avançadas, como chips e serviços do Google.
Essas restrições comerciais forçaram a Huawei a diversificar os negócios. A companhia, por exemplo, ampliou o foco para além de telecomunicações e smartphones na China, migrando também para veículos elétricos e manufatura inteligente.
Ainda assim, no mercado chinês, a Huawei recuperou as vendas de smartphones nos últimos 18 meses. No quarto trimestre, as remessas cresceram 24% em relação ao ano anterior, chegando a 12,9 milhões de unidades – uma boa notícia para a marca, já que boa parte da receita do grupo vem desses dispositivos.