Algar: prejuízo mais do que dobra e empresa anuncia esforços para o B2B

Apesar de ter crescido em receitas, a Algar Telecom registrou prejuízo líquido de R$ 331 milhões no ano passado, de acordo com balanço financeiro divulgado no fim de semana. As perdas mais do que dobraram em relação ao ano anterior, aumentando 121,3%.

Segundo a operadora, o prejuízo foi puxado "de forma significativa" pelo resultado operacional e pelas despesas financeiras.

No caso, o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) somou R$ 980,1 milhões em 2024, ligeiramente superior ao visto no ano anterior (+0,4%). Contudo, a margem Ebitda ficou em 34,7%, nível mais baixo dos anos recentes.

Notícias relacionadas

Isso se deve à desaceleração do B2B, perda de eficiência nas operações e uma maior participação dos serviços com margens de lucro mais comprimidas, como os de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), no faturamento.

O balanço também mostra que os gastos com depreciação e amortização cresceram 12,9% na comparação anual, totalizando R$ 847,6 milhões, enquanto as despesas financeiras somaram R$ 446,2 milhões (-7,9%).

Receitas

A receita líquida da Algar chegou a R$ 2,82 bilhões em 2024, alta de 2,7%. O braço corporativo, carro-chefe da empresa, ficou praticamente estável (+0,2%), contribuindo com R$ 1,87 bilhão ao faturamento.

Vale notar que, ao longo do ano passado, apenas voz fixa (+0,8%) e produtos TIC (+21,4%) tiveram alta dentro do portfólio de serviços B2B da Algar. Por outro lado, conectividade (-6,7%) e serviço móvel (-8,8%) declinaram em receitas.

"Para reativar o crescimento da Unidade de Negócios B2B, uma série de ações foi executada na segunda metade do ano, indo desde a revisão do desenho organizacional até alterações em incentivos e processos comerciais. Além disso, estamos revisitando a atuação da empresa em cada uma das regiões geográficas e intensificando ações nas áreas mais densas no nosso mercado potencial", afirma a operadora, em trecho do balanço financeiro.

Já no B2C, a empresa registrou expansão de 8,2% nas vendas. A receita no varejo foi puxada pelo crescimento dos serviços de banda larga (+11,7%) e telefonia móvel (+1,9%), além de outros serviços (+55,7%), incluindo Serviços de Valor Adicionado (SVAs). A telefonia fixa, contudo, encolheu 18,2%.

"Conectamos 28,8 mil novos clientes em fibra ao longo dos últimos doze meses e, com isso, 99,6% dos nossos clientes banda larga estão nessa tecnologia", ressalta e companhia, que fechou 2024 com 829 mil acessos de Internet fixa, incluindo residências e empresas.

Retomada

No balanço financeiro, a Algar indica que, desde o segundo semestre do ano passado, vem implementando ações para iniciar um processo de retomada do resultado operacional.

De acordo com a operadora, a estratégia inclui tornar a empresa mais simples, ágil e centrada no cliente, operar com disciplina no uso do capital e retomar o crescimento das receitas no B2B.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!