MDIC lança laboratório de inovação e vê 5G como alavanca de desenvolvimento econômico

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) considera que o 5G é essencial para a agenda de transformação digital e econômica do País e o tema será tratado com máxima prioridade pela pasta, assegura o secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços, Uallace Moreira. "O vice-presidente e ministro Geraldo Alckimin fala em um esforço de neo-industrialização, que significa colocar a transformação digital como parte estratégica das políticas", diz Moreira, em entrevista a este noticiário. Segundo ele, o 5G é um elemento essencial, e uma grande oportunidade. Tanto que na próxima terça o MDIC e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) lançam oficialmente o 5G Open Labs, que será um laboratório de desenvolvimento aberto para aplicações e testes de softwares ligados ao ecossistema 5G. O projeto é articulado com o Instituto Nacional para Engenharia de Software (Ines).

Secretário de Desenvolvimento Industrial e Inovação, Uallace Moreira

Segundo Moreira, este é apenas o primeiro passo da implementação de políticas ligadas à Agenda 5G Brasil, mas haverá outras iniciativas. "Esse é um tema transversal, que passa por vários setores dentro do governo, e entre eles está o MDIC, mas há todo o um ecossistema de outros órgãos públicos, do mercado e dos institutos de pesquisa".

Notícias relacionadas

Segundo Uallace Moreira, um papel importante caberá ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), que será criado como parte das ações de 100 dias do governo Lula. "A nossa expectativa é que o CNDI possa fazer parte dessa coordenação entre os diferentes atores da transformação digital", diz

Esta semana, o MDIC oficializou a e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) lançam na próxima terça-feira (4) o 5G Open Labs Brasil, primeiro laboratório aberto para desenvolvimento de aplicações e testes de software 5G no país. O projeto é articulado com outras instituições de ensino e pesquisa através do Instituto Nacional para Engenharia de Software (Ines). Segundo o ministério, a ideia de juntar e articular estes atores está por trás da criação do 5G Open Labs. O laboratório de Pernambuco foi desenvolvido com recursos do MDIC e coordenação do Centro de Informática da UFPE, e é o piloto de um projeto que tende a ganhar escala nacional.

Segundo o MDIC, o Open Labs, faz parte da Agenda 5G, estudo elaborado pelo governo com o objetivo de desenvolver um ecossistema nacional para aplicações integradas das novas tecnologias nos setores público e privado. A agenda traz 60 recomendações que visam organizar e fomentar o sistema junto a desenvolvedores, financiadores, setores econômicos, operadoras, pesquisadores e órgãos governamentais entre outros. O Open Labs terá 20 bolsistas em um primeiro momento, para um projeto que deve ser anunciado em breve, mas deverá e receber sugestões de diferentes áreas do governo ara outros projetos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!