Nomeado para o cargo de ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o engenheiro Paulo Alvim assumiu o posto em cerimônia nesta quinta-feira, 31, em Brasília. O ex-chefe da pasta, Marcos Pontes, transmitiu o cargo depois de participar da cerimônia de despedida de ministros do governo de Jair Bolsonaro na parte da manhã.
Desde 2019, Alvim exerce o cargo de secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTI. O novo ministro é engenheiro civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Antes do MCTI, atuou também na Secretaria de Ciência e Tecnologia da presidência da República, no extinto Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio, no governo do Distrito Federal e em entidades como a Finep, o IBICT e o Sebrae Nacional.
Por sua vez, Marcos Pontes rememorou a trajetória à frente do MCTI desde 2018 – incluindo o período em que a pasta abrigou as políticas de comunicações hoje tocadas pelo Ministério das Comunicações (MCom). Entre os pontos destacados pelo ex-ministro (que deve se candidatar a deputado federal) estão a aprovação do novo marco legal para telecom, o acordo com os Estados Unidos para lançamentos espaciais em Alcântara (MA) e mudanças na Lei da Informática.