A estratégia de Open RAN da Cisco ainda continua no horizonte. O assunto não foi destaque durante o evento Cisco Live, que se encerrou nesta quarta-feira, 31, mas o SVP e gerente geral de Infraestrutura em massa da companhia, Jonathan Davidson, reiterou que a tecnologia de redes de acesso abertas permanece sendo uma aposta e tem ganhado tração.
Em coletiva para analistas e imprensa, Davidson diz que o assunto não foi muito abordado para dar espaço para as iniciativas novas da fornecedora, mas ressaltou o avanço da tecnologia com clientes como Telefónica, Vodafone e Rakuten, tanto com 4G quanto com 5G. "Mas continuamos a investir muito não só em startups que trabalham em Open RAN, como em áreas internas para orquestração de software", detalha.
O executivo voltou a mencionar que a Cisco também tem um programa de financiamento para empresas terceirizadas testarem e facilitarem a implantação para provedores de serviço. Contudo, os valores e empresas não são todos informados. "Alguns são públicos, outros não. Uma razão é que essas empresas virariam alvo de escrutínio", declara.