TJ-RS determina que Oi, Claro, TIM e Vivo mantenham celular pós-pago de inadimplentes

Foto: pixabay.com / Pexels

A 15ª Vara Cível do Foro Central da Comarca de Porto Alegre do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul determinou que as operadoras móveis Oi, Claro, TIM e Vivo não poderão cortar os serviços de celular pós-pago – telefonia e dados – mesmo em casos de inadimplência. Além disso, devem reestabelecer os serviços daqueles consumidores que já tiveram o corte desde que foi decretado o Estado de Calamidade Federal no Decreto nº 06/2020, de 18 de março. A decisão, emitida nesta terça-feira, 31, tem efeito "enquanto perdurar a pandemia do Covid-19". O descumprimento ocasionará multa diária de R$ 10 mil. 

A ação foi protocolada pelo Fórum Nacional de Entidades Civis de Defesa do Consumidor contra a Oi, Claro, TIM e Vivo. Nela, a entidade diz que não busca isentar pagamento dos serviços prestados, mas a tutela para o consumidor inadimplente por redução de renda devido ao impacto econômico no consumidor. 

O deferimento para a tutela de urgência é feito com a justificativa de que não teriam sido ouvidos argumentos em contrário, e que há "a presença da verossimilhança das alegações e o perigo na demora da prestação jurisdicional". A decisão prossegue: "Desta forma, diante da gravidade do atual quadro e em razão das dificuldades financeiras impostas pelo isolamento determinado, é obvio que a manutenção de qualquer cláusula que permita o corte do serviço de comunicação por inadimplência de serviço essencial vai de encontro a política estabelecida pelo Poder Público, devendo ser vedada, pelo menos enquanto perdurar o estado de calamidade".

Notícias relacionadas

A íntegra da decisão pode ser conferida clicando aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!