Publicidade
Início Newsletter NEC e Rakuten começam a fabricar equipamentos OpenRAN 5G

NEC e Rakuten começam a fabricar equipamentos OpenRAN 5G

Foto: Divulgação

A NEC iniciou a produção de equipamento de rádio OpenRAN 5G junto com a operadora Rakuten Mobile no Japão. Segundo informou a fornecedora nesta terça-feira, 31, a produção da unidade de rádio (RU) desenvolvida em conjunto pelas duas empresas foi iniciada na fábrica da NEC em Fukushima, e a emissão da primeira remessa já foi realizada.

O equipamento conta com antena de múltiplas entradas e saídas massiva (MIMO, na sigla em inglês) na faixa de 3,7 GHz em formato compacto e de baixo consumo energético. Com esse hardware, a operadora deverá começar a desenvolver sua rede de quinta geração, começando com a construção de estações em Tóquio, com previsão de lançamento ainda em junho deste ano.

Como é nova, virtualizada e utilizando o padrão de acesso aberto, a rede da Rakuten é “nativa na nuvem”, o que a empresa diz ser a primeira do mundo. Em outubro do ano passado, a operadora implantou no Japão a primeira OpenRAN. O anúncio foi feito em junho.

Notícias relacionadas

Com isso, a Rakuten espera começar a trabalhar na construção das estações radiobase (ERBs) 5G. A ideia é prestar um “serviço 5G acessível, altamente eficiente e de elevada qualidade aos nossos assinantes”, segundo disse o vice-presidente e CTO da Rakuten Mobile, Tareq Amin, em comunicado. 

“Produzida em nossa fábrica de Fukushima, a RU 5G segue padrões de arquitetura aberta. É oferecida em um formato compacto e consome pouca energia. Ao expandir o ecossistema 5G aberto, a NEC contribuirá para a criação de novos serviços móveis no mundo todo”, completou o vice-presidente executivo e presidente da unidade de negócios de serviços de rede da NEC Corporation, Atsuo Kawamura.

A NEC também colabora com soluções BSS e OSS das operações em 4G da Rakuten. A OpenRAN é considerada pela Telefônica Vivo, Oi e Claro no Brasil.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile