Morre Moysés Pluciennik, pioneiro da TV paga e da banda larga no Brasil

Moysés Pluciennik, um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento do mercado de TV por assinatura no Brasil em sua primeira década, morreu nesta terça, 31 de março de 2020, em São Paulo, em decorrência de um câncer.

Pluciennik foi presidente da antiga Globo Cabo até setembro de 2001. A operadora está na origem da Claro Net, principal empresa de TV paga brasileira, hoje operada pelo Grupo Claro. A Globo Cabo, em 2000, chegou a ser uma das mais valorizadas companhias  listadas em bolsa no Brasil, tendo como acionistas na época Microsoft, Bradesco, RBS e BNDESPar. Antes de assumir esta função, Pluciennik foi o principal estrategista do grupo Globo para as investidas no setor de telecomunicações nos anos 90 durante o processo de privatização da Telebrás e participou diretamente das primeiras apostas do grupo no segmento de Internet, com o Globo.com. Também esteve à frente da consolidação das operações de cabo nos anos 90, assegurando ao grupo Globo a distribuição de conteúdos Globosat pelas redes de TV paga.

Pluciennik foi um executivo visionário por apostar, em uma época de redes predominantemente analógicas no Brasil, no conceito de redes convergentes, transformando as redes dedicadas exclusivamente a TV a cabo também em plataformas de acesso à Internet em banda larga e telefonia, enquanto as redes residenciais de cobre do sistema de telecomunicações não iam além do acesso discado.

Notícias relacionadas

Em memória, republicamos a última entrevista concedida por Pluciennik à revista PAY-TV, em junho de 2001. A íntegra da entrevista está disponível aqui.

Pluciennik foi ainda presidente da ABTA, associação de TV por assinatura. A ABTA publicou a seguinte nota de condolências:

Nota da ABTA

"A ABTA lamenta profundamente o falecimento do seu ex-presidente Moysés Pluciennik, ocorrido no final da tarde desta terça-feira, 31 de março de 2020.

Moysés Pluciennik foi um dos precursores do setor de TV por assinatura no país e protagonista da história e no desenvolvimento deste mercado, atuando inicialmente como consultor e posteriormente como executivo responsável pela estruturação das operações da Globo Cabo e da Sky, em meados da década de 90. Sob o seu comando, as empresas se tornaram líderes no segmento de TV paga.

Como dirigente setorial, Moysés Pluciennik contribuiu sobremaneira para que a indústria de TV por assinatura superasse grandes obstáculos no Brasil e pavimentasse caminho para o crescimento deste setor, que hoje atendem a mais de 16 milhões de lares no Brasil.

Por suas qualidades como profissional e ser humano, a ABTA registra sua gratidão e presta suas condolências à família de Moysés Pluciennik".

Claro

O presidente da Claro Brasil (Claro, Net e Embratel), José Félix, também enviou uma nota de pesar:

"A Claro lamenta profundamente o falecimento de Moysés Pluciennik. Em sua trajetória, foi presidente da Globocabo, que deu origem à NET, hoje uma empresa que integra a Claro, onde conduziu com pioneirismo e espírito visionário a criação das operações de TV por assinatura e de banda larga no Brasil em seus primórdios.

Transmitimos nossos sinceros sentimentos aos familiares e nos juntamos a eles nesse momento de dor".


José Félix, Presidente da Claro

1 COMENTÁRIO

  1. GRANDE SER HUMANO! VAMOS SENTIR MUITO A SUA FALTA! QUE DEUS ESTEJA COM SUA FAMÍLIA DANDO FORÇA NESSE MOMENTO. QUE SUAS VELEJADAS CELESTES SEJAM.TAO BOAS QUANTO A SUA PRESENÇA ENTRE NÓS!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!