Prorrogada a consulta pública da proposta de multas do PGMU

A Anatel atendeu aos pedidos da Oi e da Telefônica e prorrogou, por mais 30 dias, a consulta pública sobre a proposta de metodologia de aplicação de multas para o descumprimento de metas de universalização. As contribuições, que seriam recebidas até amanhã, 1º, serão aceitas agora até o dia 30 de abril no site da Anatel.

Notícias relacionadas
A proposta de metodologia de cálculo para multas por descumprimento de obrigações do Plano Geral de Metas de Universalização (PGMU) prevê seis grupos de infrações: prazo de instalação; quantitativo de telefones de uso público (TUPs); localidade; serviço de emergência; backhaul e posto de serviço multifacilidades. O cálculo é feito por meio de equação que leva em conta o valor base da sanção – obtido considerando os danos para o serviço e usuário, a situação econômica e financeira do infrator e sua capacidade de geração de receitas e o prejuízo para a política de universalização – um valor de referência para cada infração e um fator que busca refletir as diferenças econômicas entre as empresas.

A metodologia que busca refletir os danos para o serviço e aos usuários possui uma fórmula específica para cada grupo de infração considerando suas diferenças. Os grupos localidade e backhaul, por exemplo, têm como referência a população da localidade, utilizando uma tabela que associa diretamente uma faixa populacional a um índice de medida de gradação.

Para a Oi e a Telefônica, a extensão e a complexidade dos temas tratados requerem um prazo maior de exame. Já para a Anatel, a prorrogação da consulta pública favorece a transparência do seu processo de elaboração normativa, não traz prejuízo a terceiros e pode, inclusive, contribuir na construção de um documento ainda mais aprimorado.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!