Para procuradoria, Anatel precisará justificar ausência de licitação na faixa de 450 MHz

Independentemente da inclusão no PGMU III da entrega do 450 MHz às concessionárias, a agência ainda terá que fazer um processo específico para justificar a inexigibilidade da licitação, segundo o parecer da procuradoria jurídica da agência. Esse é o momento em que a Anatel poderá ficar exposta a contestações jurídicas.
A própria procuradoria previu turbulência no futuro, caso a agência opte por liberar a faixa apenas às concessionárias e sugeriu que a área técnica, se optar por esse caminho, justifique detalhadamente a exclusão das demais opções apresentadas como forma de proteger a agência reguladora. "É que, diante de várias opções juridicamente viáveis, para que a Administração Pública evite alegações futuras de vícios de legalidade, é recomendável que, além de expor os benefícios do caminho escolhido, que faça o cotejo comparativo com as demais opções juridicamente existentes", afirma o procurador Marcelo Bechara em seu parecer.
Há também uma preocupação da procuradoria com o preço que será definido pelo uso da faixa. Na prática, as concessionárias (se ficarem mesmo com o 450 MHz) não desembolsarão nenhum centavo, mas o valor estimado servirá para o abatimento de custos do PGMU III. A procuradoria sugere que a agência considere o potencial econômico de exploração dos três serviços que podem ser prestados na faixa – telefonia fixa, telefonia móvel e serviços multimídia (banda larga) – no momento do cálculo para que a valoração da faixa seja a mais próxima do potencial econômico de uso das frequências.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!