Oi planeja HSPA+ ainda em 2010 e VDSL na evolução de suas redes de acesso

A Oi apresentará, durante o Seminário TELETIME Tecnologias de Rede, dia 13 de abril, em São Paulo, o roadmap para a evolução de suas redes e as diretrizes tecnológicas que deve seguir nos próximos anos. Segundo Marcelo Frasson, diretor de planejamento da operadora, a ideia é discutir com o mercado se as diretrizes estão adequadas e, ao mesmo tempo, estimular os fornecedores a pensar em soluções que pudessem voltadas para a estratégia da Oi.
Algumas linhas são importantes. Na parte de acesso móvel, a Oi deve implementar, até o final desse ano, as primeiras redes de acesso HSPA+. Por enquanto, a empresa está em fase de testes de algumas tecnologias e ainda não iniciou a cotação junto aos fornecedores, mas a expectativa é que seja uma evolução mais simples e bem menos custosa do que a implantação da rede 3G. Mas a mudança mais importante não é tecnológica, e sim de marketing. A rede banda larga móvel será, cada vez mais, posicionada como um complemento à rede fixa, justamente para evitar que os consumidores substituam o acesso de banda larga convencional pelo acesso 3G, o que só sobrecarregaria a rede e geraria frustração nos usuários.
Na parte de acesso fixo, a opção da operadora é por adensar a rede de fibra e aos poucos diminuir a distância entre a rede de cobre e as centrais. A operadora acredita que com isso conseguirá implementar em breve a tecnologia VDSL, que permite velocidades de acesso de até 100 Mbps. É o caminho que a GVT, por exemplo, está adotando. Em alguns casos, diz Frasson, quando o investimento se justificar e quando houver demanda, a Oi poderá pensar em acesso por fibra até o condomínio ou a casa do usuário. "Mas por enquanto temos que aproveitar o nosso acesso metálico".

Notícias relacionadas
Na parte da rede de transporte, a Oi está trabalhando no upgrade de sua rede de fibras, com a troca da eletrônica para permitir capacidades de 40 Gbps ou até 100 Gbps por lambda em cada fibra. Esse é um investimento importante, que vem acompanhado com a implantação de soluções PTN (Packet Transport Network). A operadora também definiu que a sua rede será, no futuro, totalmente IMS. "Para nós, isso faz todo o sentido porque queremos uma rede única de grande capilaridade e destinada a serviços convergentes", diz Frasson.
A Oi começou a discutir alguns pontos desse planejamento com seus principais fornecedores e espera deles respostas que sejam mais adequadas à realidade de prazos, complexidade de implantação e limitação de investimentos da operadora.
O Seminário TELETIME Tecnologias de Rede acontecerá no dia 13 de abril, em São Paulo, e terá ainda apresentações de outras operadoras (TIM, Vivo e Net confirmadas), dos principais fornecedores e palestras do Broadband Forum e do 3GPP/NGMN Forum. Mais informações pelo site www.teletime.com.br/eventos ou pelo telefone 08007715022.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!