Novos acessos de banda larga móvel crescem 82% no Brasil

Mais de 3 milhões de novos acessos de banda larga foram comercializados no Brasil somente em 2009, totalizando 15,06 milhões de conexões e um crescimento de 26,4% em relação à base instalada no primeiro trimestre do mesmo ano. Os números são de um estudo da consultoria IDC Brasil, que revela também que o destaque ficou para a banda larga móvel, com mais de 1,6 milhão de novos acessos e crescimento de 82% em relação a 2008.
xDSL
O levantamento também revela que o acesso via xDSL, predominante no mercado, está perdendo a posição de hegemonia. De acordo com Samuel Rodrigues, analista do mercado de Telecom da IDC, este mercado equivale a cerca de 67,9% do total de conexões de banda larga, excluindo o acesso móvel. "Quando incluímos a banda larga móvel, esse número cai para 51,6%". Já a tecnologia cable modem utilizou estratégias agressivas de preço e produtos bundle do principal provedor desse tipo de acesso para conseguir aumentar sua representatividade em cerca de 0,7% no mercado.

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Satélite e wireless
Soluções wireless e satélite ainda se apresentam muito mais como alternativas para localidades não atendidas pelas tecnologias convencionais e a banda larga via satélite ainda sofre com a expansão dos serviços 3G e perde pequena cifra de clientes regularmente.
Residencial lidera
O segmento de maior crescimento foi o residencial, com um incremento de 46% ante a sua base no fim de 2008. "As ofertas de velocidades maiores por preços mais baixos e os acessos entrantes com preços também cada vez mais atrativos foram os principais fatores para esse aumento", completa o analista. Também merece destaque o segmento das grandes empresas, que atingiu marca superior a 250% de crescimento devido à inserção do acesso móvel.
Conclusões
O estudo concluiu que em 2009 a inclusão digital, a banda larga móvel e os preços oferecidos foram os principais motivadores para o crescimento do mercado de banda larga. "O primeiro deve-se à queda nos preços de PCs e notebooks, que proporcionou o aumento na comercialização e criou um acelerador de vendas de conexões, principalmente nas velocidades entrantes. O Governo também incentivou esse movimento de inclusão com a implantação das cidades digitais. Já a expansão da cobertura 3G e a questão dessa tecnologia ser encarada como uma nova e interessante opção de acesso, ajudaram a impulsionar o ganho de base da banda larga no cenário nacional. E, por fim, a oferta de velocidade cada vez maior pelo mesmo preço tem atraído usuários que podem, inclusive, migrar da internet discada para as velocidades entrantes", finaliza o analista.

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