Oi espera que compra da BrT não se arraste

Os advogados da Oi estão se esforçando para que a compra da Brasil Telecom, realizada no fim do ano passado, não entre para o rol dos processos que levaram anos para serem deliberados pelo Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência (SBDC). Uma equipe da Oi esteve nesta terça-feira, 31, no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) discutindo o caso com o relator, conselheiro Paulo Furquim, e saíram otimistas com relação à velocidade da análise. "Toda a instrução está correndo de forma muito tranquila, tanto na SDE (Secretaria de Direito Econômico) quanto na Anatel. No Cade, o processo ainda está no período de análises", declarou um dos advogados.
A equipe, no entanto, reforçou que não há uma previsão de quando os dois órgãos de instrução encaminharão suas avaliações ao Cade, fator necessário para que o tribunal julgue definitivamente a operação. A Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae), do Ministério da Fazenda, também tem analisado o caso, instruindo a parte "não regulada" do negócio, referente aos Serviços de Valor Adicionado (SVA). Com relação aos serviços de provimento de dados e de internet, o Cade já impôs restrições prévias à BrOi por meio de um Acordo de Preservação da Reversibilidade da Operação (Apro), assinado ainda no ano passado.
A existência do Apro, porém, não permite pressumir que o Cade decidirá pela aprovação do negócio com restrições nessas áreas, já que este é um instrumento preventivo do sistema concorrencial com o objetivo de resguardar as características da empresa adquirida de forma a garantir, em caso de decisão pela alienação, o cumprimento da sentença.

Notícias relacionadas
A expectativa otimista é que o processo possa ser analisado ainda neste ano, dependendo da velocidade de encaminhamento dos documentos. "Estamos trabalhando para isso", afirmou outro membro da equipe jurídica da Oi. Grandes casos, como a compra da Garoto pela Nestlé (realizada em 2002), costumam sofrer análises mais longas. No caso do Nestlé/Garoto, a avaliação do SBDC levou mais de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!