Nokia terá processador da AMD em soluções de core 5G

A Nokia anunciou nesta segunda-feira, 31, que está utilizando processadores da norte-americana AMD em servidores para core (núcleo) de rede nativo em nuvem, inclusive para redes 5G.

O portfólio amparado pela tecnologia AMD EPYC de terceira geração terá disponibilidade comercial ao longo do primeiro semestre. Segundo comunicado, servidores que fornecem o software Nokia Core alimentado por outros chips continuarão disponíveis.

Com a nova parceria, a fornecedora projeta ganhos de eficiência energética para as operadoras usuárias da solução. "A Nokia pretende uma redução de 40% no consumo de energia do servidor para operar redes core usando processadores AMD", afirmou a empresa.

Notícias relacionadas

5G

Na última semana, a Nokia também reportou avanços em testes da tecnologia 5G. A partir da agregação de portadoras (carrier aggregation) em 700 MHz e 2,6 GHz, foram atingidas taxas de downlink de quase 3 Gbps (2,94 Gbps).

A experimentação ocorreu em Xangai (China) ao lado da operadora local China Mobile e se valeu de chipset da MediaTek, além de estações da fornecedora da finlandesa. Foram utilizadas portadoras de 100+60 MHz em 2,6 GHz e de 30 MHz em 700 MHz, totalizando 190 MHz de espectro. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!