A Nokia anunciou nesta segunda-feira, 31, que está utilizando processadores da norte-americana AMD em servidores para core (núcleo) de rede nativo em nuvem, inclusive para redes 5G.
O portfólio amparado pela tecnologia AMD EPYC de terceira geração terá disponibilidade comercial ao longo do primeiro semestre. Segundo comunicado, servidores que fornecem o software Nokia Core alimentado por outros chips continuarão disponíveis.
Com a nova parceria, a fornecedora projeta ganhos de eficiência energética para as operadoras usuárias da solução. "A Nokia pretende uma redução de 40% no consumo de energia do servidor para operar redes core usando processadores AMD", afirmou a empresa.
5G
Na última semana, a Nokia também reportou avanços em testes da tecnologia 5G. A partir da agregação de portadoras (carrier aggregation) em 700 MHz e 2,6 GHz, foram atingidas taxas de downlink de quase 3 Gbps (2,94 Gbps).
A experimentação ocorreu em Xangai (China) ao lado da operadora local China Mobile e se valeu de chipset da MediaTek, além de estações da fornecedora da finlandesa. Foram utilizadas portadoras de 100+60 MHz em 2,6 GHz e de 30 MHz em 700 MHz, totalizando 190 MHz de espectro.