CEO da Telefónica é eleito para presidir a GSMA

José Maria Alvarez Pallete, CEO da Telefónica e chairman da GSMA

CEO e presidente do conselho de administração da Telefónica, o executivo José María Álvarez-Pallete foi eleito para presidir a GSMA, principal entidade global das operadoras móveis.

O espanhol assumirá o cargo neste mês de fevereiro, em mandato que se estende até dezembro de 2022. Álvarez-Pallete substitui Stéphane Richard, que ocupou o posto de chairman da GSMA por três anos até renunciar ao comando do grupo francês Orange. Pela norte-americana Verizon, Rima Qureshi segue como vice-presidente do colegiado.

Como novo presidente do conselho, o CEO da Telefónica (que controla a brasileira Vivo) vai supervisionar o planejamento estratégico da entidade, que agrega mais de 400 players da indústria de telecomunicações. A GSMA também promove o Mobile World Congress (MWC), tradicional feira setorial realizada em Barcelona no final de fevereiro.

Notícias relacionadas

Desafios

Em comunicado, Álvarez-Pallete afirmou que questões críticas deverão ser abordadas durante o mandato. "Tecnologias como 5G, edge computing, cloud, cibersegurança, inteligência artificial (AI) e Internet das Coisas (IoT) redefiniram a forma como a sociedade opera e interage online, abrindo caminho para o metaverso, web3 [espécie de Internet baseada em blockchain] e uma nova era digital", afirmou.

"No entanto, o aumento da digitalização deve incluir liderança responsável para impulsionar o crescimento, a criação de empregos, a sustentabilidade e acelerar a inclusão digital. Estou ansioso para apoiar a GSMA na condução dessas questões críticas e de muitas outras ao lado do conselho".

Álvarez-Pallete é formado em Economia pela Universidade Complutense de Madrid e está na Telefónica desde 1999. Em 2012 o executivo assumiu o cargo de CEO do grupo e, em 2016, o de presidente do conselho de administração.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!