UE 'vê com agrado' possível alinhamento com o Brasil na abordagem de segurança do 5G

Foto: Pixabay / Pexels

A União Europeia "vê com agrado" a possibilidade de o Brasil seguir a abordagem em relação à segurança no 5G que o bloco econômico divulgou nesta semana. Segundo o ministro-conselheiro de economia, indústria, mercado digital e mobilidade da delegação da União Europeia no Brasil, Carlos Oliveira, a "caixa de ferramentas" (ToolBox) para a tecnologia móvel foi um dos assuntos abordados no diálogo UE-Brasil, que aconteceu em Bruxelas no final de Novembro e que contou com a presença com membros do governo brasileiro. As medidas europeias visam endereçar as preocupações com a Huawei, limitando a ação da fornecedora chinesa em áreas críticas de rede.

Em comunicação com jornalistas, Oliveira afirmou que a UE tem buscado "trocar impressões" com o País sobre os assuntos, e que "vê com agrado a perspectiva duma convergência de pontos de vista sobre a problemática da segurança das redes 5G". As medidas da União Europeia são exigências para os estados-membro, mas especificidades devem ser definidas pelos próprios países.

O representante da UE no Brasil diz que o ToolBox é resultado de um "trabalho profundo" desenvolvido pela Comissão Europeia em conjunto com a Agência Europeia para a Segurança das Redes e da Informação (ENISA), seguindo a metodologia de comunicação da entidade e a avaliação de risco baseada em relatório publicado em outubro do ano passado. "Este é um elemento estruturante da estratégia da União Europeia para o 5G e da sua política de cibersegurança", afirma. 

Notícias relacionadas

A proposta da União Europeia em relação à segurança na infraestrutura do 5G segue de perto o posicionamento do Reino Unido, também anunciado nesta semana, embora a nação já não faça mais parte do bloco econômico. Sob forte pressão dos Estados Unidos, o governo britânico decidiu por limitar fornecedoras "de risco" como as chinesas Huawei e ZTE à rede de acesso, mas não no core de rede. Empresas como a BT, que utilizam equipamentos da Huawei, não ficaram satisfeitas e avaliam impactos de pelo menos US$ 660 milhões em cinco anos.

Porém, a própria companhia chinesa emitiu nesta sexta-feira, 31, comunicado "exaltando" a decisão da UE, afirmando que a abordagem é "não tendenciosa e baseada em fatos". 

Vale lembrar que em maio do ano passado, as operadoras brasileiras já demonstraram desagrado com uma eventual restrição à Huawei no País. O CEO da Claro Brasil, José Félix, chegou a dizer que tal decisão do governo neste sentido criaria "um verdadeiro inferno" para o setor. A Oi, na época sob comando de Eurico Teles, disse não acreditar que o governo tomaria uma "decisão política sem considerar investimentos já feitos com a tecnologia da Huawei". 

Na ocasião do diálogo da economia digital UE-Brasil em novembro, foi reafirmada a importância da parceria de 12 anos entre o bloco e o país, quando foram dedicados 50 milhões de euros para apoiar 20 projetos de inovação e pesquisa envolvendo mais de 200 organizações de ambos os lados. "A UE saúda a oferta do governo brasileiro de apoiar a participação do Brasil nas futuras chamadas do Horizon 2020 em relação ao 5G (e além), IoT e AI", disse a entidade na época. Isso envolveu participação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mas também visando a realização do Horizon Europe, explorando mecanismos de parcerias público-privadas para projetos orientados para missões. Entre os presentes na delegação brasileira estavam o secretário de empreendedorismo e inovação do MCTIC, Paulo Alvim; o secretário de telecomunicações do MCTIC, Victor Menezes, do MCTIC; e o superintendente de competição da Anatel, Abraão Balbino.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!