Rodrigo Abreu assume como diretor presidente da Oi

Eurico Teles e Rodrigo Abreu, da Oi

Conforme já havia anunciado ao mercado em dezembro, a Oi agora tem Rodrigo Abreu como o novo diretor presidente. Eleito pelo conselho de administração, o executivo substituirá Eurico Teles, que esteve à frente da empresa desde a época da aprovação do Plano de Recuperação Judicial, no assumindo o comando no final de 2017. Segundo informou ao mercado nesta sexta-feira, 31, Abreu assume a função "nos termos da ciência formal dada ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e ao Juízo da Recuperação Judicial". 

Desde setembro de 2019, Rodrigo Abreu atuava na Oi como chief operating officer (COO), inclusive representando a empresa em eventos do setor e conduzindo as teleconferências de resultados financeiros trimestrais. Nesse cargo, ele era responsável pela operação do core business da operadora – basicamente, a maior parte da companhia. Isso englobava as áreas de finanças e administração, planejamento e desempenho operacional, centro de gerenciamento de rede, logística e S&OP, infraestrutura, serviços a clientes, engenharia, sistemas, digital, atendimento a clientes, planejamento e qualidade, varejo e empresarial (e vendas nesses dois segmentos), relacionamento com clientes, corporativo, marketing, varejo e empresarial, ouvidoria e atendimento. Com a transição para a presidência, o executivo deixa a função de COO, que permanecerá vaga até nova deliberação do conselho.

Abreu, que também já foi presidente da TIM Brasil (entre março de 2013 a maio de 2016), entrou na Oi um ano antes, em agosto de 2018, como membro do conselho, atuando como coordenador do comitê de transformação, estratégia e investimentos. Durante boa parte do ano passado, era especulado que ele assumiria o comando da empresa na RJ, sobretudo após a divulgação do plano estratégico, em julho, e os rumores cada vez mais fortes – e ainda vigentes – de que a empresa pretende vender o segmento móvel. 

Notícias relacionadas

Nos últimos meses, já praticamente sob comando de Abreu e seguindo a proposta apresentada em dezembro pelo fundo de investimento livre (hedge fund) Farallon Latin America Investimentos e aprovada pelo conselho, a empresa tem tentado se recuperar da queima de caixa com contínuos investimentos em fibra, além de ter efetuado a capitalização com emissão de títulos de dívida e de ter começado a vender ativos non-core, como a participação na Unitel (inclusive a possibilidade de litígios) e de prédios desvinculados da lista de bens reversíveis

No comunicado enviado ao mercado, a Oi expressou o "mais profundo agradecimento ao Sr. Eurico Teles pela sua integral dedicação à Oi durante os quase 40 anos em que integrou o seu quadro de colaboradores e, em especial, durante seu mandato como diretor presidente, reconhecendo as contribuições e resultados significativos atingidos pela Oi ao longo da sua gestão, sobretudo em seu processo de recuperação judicial, ora em curso". A companhia desejou a Teles ainda "todo o sucesso em seus futuros desafios profissionais", o que indica que ele estaria se afastando de fato da empresa. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!