Projeto do Senado prevê mais custos para compartilhamento de postes

O compartilhamento de postes ou dutos poderá ter mais um custo para as empresas de telecomunicações. Pelo menos é o que prevê o Projeto de Lei do Senado (PLS 310/2018) do senador Eduardo Lopes (PRB-RJ). Pela proposta, as companhias donas da infraestrutura terão que fazer o repasse de 10% do valor pago pelo compartilhamento para as prefeituras do município onde operam.

O texto altera a Lei Geral de Telecomunicações (Lei 9.472, de 1997), no artigo que prevê o direito ao compartilhamento de infraestrutura entre as diversas empresas. Assim, postes, dutos, condutos e servidões pertencentes ou controlados por prestadora de serviços de telecomunicações ou de energia elétrica devem ser usados pelas demais empresas desses setores de forma não discriminatória e a preços e condições justos e razoáveis.

"O compartilhamento gera recursos extras para as empresas do setor elétrico. É uma fonte de receita extra, não derivada propriamente do serviço público que lhes foi outorgado. Estas empresas alugam seus postes e outros equipamentos, que se localizam em área pública, para fixação de cabos das empresas do setor de telecomunicações. Ruas, praças e outros logradouros públicos, bens de uso comum do povo, são utilizados para gerar lucro para empresas privadas, sem que haja qualquer retorno ou compensação para os municípios. É uma distorção inaceitável" afirma Eduardo Lopes em sua justificativa.

Notícias relacionadas

O texto aguarda a designação de um relator na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI). A matéria tramita em caráter terminativo. Isso significa que, uma vez aprovada pelo colegiado, ela só será submetida ao Plenário do Senado se um recurso contar com o apoio de pelo menos nove senadores. Caso contrário, seguirá direto para análise na Câmara dos Deputados.

(Com informações da Agência Senado)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!