CGI.br divulga diretrizes e recomendações para aplicação do Marco Civil

Foto: Erkin Sahin/FreeImages.com

Após quase quatro anos da assinatura da Lei 12.965, o Marco Civil da Internet (e do Decreto nº 8.771 de 2016, que o regulamenta), um grupo de trabalho do Comitê Gestor da Internet (CGI.br) elaborou um documento com "recomendações e especificações técnicas para a aplicação de leis sobre Internet no Brasil". Segundo a entidade em comunicado nesta quarta-feira, 31, trata-se de um conteúdo voltado a autoridades do poder público, do judiciário, de provedores, de usuários e demais atores do ecossistema de Internet no País. O objetivo é oferecer definições e mesmo guiar a interpretação e aplicação da Lei.

O documento toca em pontos delicados como a neutralidade de rede. No contexto do que trata o art. 9º do Marco Civil, considera que o tratamento isonômico "deve garantir a preservação do caráter público e irrestrito do acesso à Internet". A obrigação cabe aos responsáveis pela transmissão, comutação e roteamento, incluindo provedores e administradores de sistemas autônomos (AS, na sigla em inglês).

Considera que a discriminação ou degradação de tráfego só são permitidos em "requisitos técnicos indispensáveis à prestação adequada de serviços e aplicações ou da priorização de serviços de emergência". E define a discriminação como qualquer ação que faça diferenciação no tráfego de dados na Internet "por meio de bloqueio, redirecionamento e/ou filtragem do tráfego", exceto em casos de segurança como mitigação de ataques de negação de serviço (DoS) ou gerência da porta 25 no combate ao spam. O documento não fala diretamente de práticas como zero-rating ou franquias nesse contexto.

Notícias relacionadas

Já a degradação é definida pelo CGI como ação que prejudica propositalmente a transmissão de dados na Internet. O Comitê admite, contudo, "que o gerenciamento rotineiro de redes pode demandar ações que resultem em degradação. Para que essa degradação esteja em conformidade com o Marco Civil da Internet e os direitos dos usuários, ela tem de ser não discriminatória, sempre decorrendo de requisitos técnicos indispensáveis à prestação adequada dos serviços".

Segurança

O documento estabelece que a guarda de registros de conexão deverá ser realizada pelo administrador de AS, que detém blocos de endereços IP para prover a conexão à Internet; e também pelas "entidades que utilizam sub-blocos específicos de endereços IP, desde que delegados pelo administrador de sistema autônomo para prover conexão de usuários finais à Internet". O grupo de trabalho se limitou à lei vigente e às resoluções já previamente aprovadas por consenso no âmbito do Comitê. "É de conhecimento, contudo, que há outros temas e outras abordagens que têm sido debatidos nos diferentes espaços de discussão sobre a agenda de Internet e que podem oportunamente ser aprofundados pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil."

Orientações

"São definições robustas que preenchem lacunas até então existentes, necessárias não apenas para compreender o funcionamento da Internet em si, mas para orientar e embasar a interpretação e aplicação correta da lei", declara em comunicado a conselheira do CGI e integrante do GT, Flávia Lefèvre. O Comitê também acredita que o escopo do documento pode ir além do MCI, incluindo "outras leis relativas à Internet, que necessitem de parâmetros técnicos", conforme explica o conselheiro e integrante do GT, Demi Getschko. A íntegra do documento pode ser acessada aqui. Segundo o comunicado do CGI, o relatório do GT foi aprovado no último dia 19 de janeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!