Gired adia desligamento em Florianópolis, Porto Alegre e cidades do interior paulista

Após analisar a situação de cobertura do sinal digital na região Sul e interior, o Grupo de implantação da TV Digital (Gired), optou por adiar o desligamento do sinal analógico nas regiões de Florianópolis, Porto Alegre e interior de São Paulo, sob o argumento de que nestas regiões ainda não se chegou aos 90% de domicílios aptos. Durante coletiva de imprensa no Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o presidente da Anatel, Juarez Quadros anunciou um novo cronograma de desligamento. A expectativa é de que o desligamento nestas regiões acontecesse às 23h59 (horário de Brasília), assim como acontecerá na região de Curitiba, onde a cobertura digital chegou a 91%

Em Florianópolis, a nova data para o desligamento é 28 de fevereiro. Segundo pesquisa do Ibope, na região da capital catarinense, a cobertura chegou a 89%. Em Porto Alegre, o desligamento está previsto para 14 de março. A pesquisa apontou que a cobertura na capital gaúcha chegou a 88%. Na região de Ribeirão Preto e Franca, o índice de cobertura apontado pela pesquisa foi de 89%. Em função disso, a nova previsão de desligamento do sinal analógico nestas cidades do interior paulista é dia 21 de fevereiro. Nesta terça-feira, o MCTIC chegou a anunciar que o sinal seria desligado nestas regiões.

A pesquisa também indicou que São Luiz, chegou a uma cobertura de 92%. No entanto, Quadros argumentou que fica a mantida a data de desligamento de 28 de março, porque ainda é necessária uma ação de distribuição de kits (composto por antena e decodificadores) para uma grande parcela da população carente, que tem o direito a receber o equipamento. "Faremos um trabalho intenso para que os equipamentos cheguem à população. Mas não podemos deixar de registrar que esta experiência tem sido significativa na construção da política pública do Governo Federal", comentou.

Notícias relacionadas

O ministro Gilberto Kassab comemorou o processo de implantação, mencionando que se trata de um grande case de sucesso. "Estamos orgulhosos, pois tudo está ocorrendo sem nenhum problema". Ele minimizou os atrasos e reforçou que não geram problemas, mas sim visam dar maior segurança à transição.

Os representantes da radiodifusão também estiveram presentes e reforçaram que tudo está ocorrendo sem problemas. "Este é um case internacional. Constantemente, nossos engenheiros estão dando explicações aos profissionais estrangeiros sobre como está ocorrendo a experiência aqui. Reforço que não há registro de reclamação nas regiões onde já ocorreu o desligamento", informou o presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (Abert), Paulo Tonet. O presidente da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel),  Márcio Novaes também esteve presente e elogiou a condução dos trabalhos. "Não recebemos nenhum telefonema de reclamação até o momento. Isso só reforça o sucesso da implantação", comemora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!