Alcatel-Lucent constrói sistema de cabos submarinos AMX-1, da América Móvil

A Alcatel-Lucent e a América Móvil estão construindo conjuntamente o sistema de cabos submarinos América Móvil 1 (AMX-1), com 17.500 km e projetado especificamente para a transmissão de 100 Gbps. O cabo cobrirá a região dos EUA à América Central, chegando ao Brasil e permitirá que a América Móvil ofereça conectividade internacional a todas as suas subsidiárias.

Notícias relacionadas
De acordo com a Alcatel-Lucent, o AMX-1 conectará sete países com onze pontos de destino: Miami e Jacksonville (Estados Unidos), Barranquilla e Cartagena (Colômbia), Fortaleza, Salvador e Rio de Janeiro (Brasil), Puerto Plata (República Dominicana), Cancun (México), San Juan (Porto Rico) e Puerto Barrios (Guatemala). “A rota dos cabos e o mapeamento dos terminais estão concluídos e a fabricação dos cabos e repetidores já está em andamento”, informou a empresa. A operação comercial da rede que compõe o Sistema AMX-1 está planejada para o final de 2013.

O projeto do Sistema AMX-1 está preparado para a transmissão de 100G, com  capacidade final de tronco de mais de 50 Tbps, o que irá sustentar o crescimento contínuo de novas aplicações.

A Alcatel-Lucent diz ainda, em comunicado, que a manutenção dos equipamentos será realizada com base no Acordo Privado de Manutenção Atlântico (Atlantic Private Maintenance Agreement – APMA) que, atualmente, mantém mais de 100.000 km de infraestrutura crítica de cabos submarinos no Oceano Atlântico. Como parte dos serviços oferecidos, a Alcatel-Lucent irá, ainda, lançar um programa de conscientização melhorada dos cabos para assegurar a colaboração na proteção do cabo pelas autoridades marítimas e portuárias, os organismos de pesca e outros usuários do fundo do mar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!